Banda de Música Expedito Raulino de Morada Nova recebe investimento de R$ 55 mil reais em instrumentos

Blog do  Amaury Alencar


Compartilhe com seus amigos...

A Banda de Música Expedito Raulino de Morada Nova que abrilhanta os eventos municipais passa por uma renovação em seu instrumental, através da Secretária de Cultura e Turismo que tem se preocupado com a qualidade da cultura na cidade.

A Escola Municipal de Música de Morada Nova, hoje denominada Banda de Música Expedito Raulino, afigura-se como o mais importante equipamento cultural do município, levando-se em conta a resistência e riqueza de sua história. Muito admirada em todas as cidades que andava, chegou a participar de um concurso de bandas, em 1960, tirando o 1º lugar; ganhou outros concursos por ocasião das festas do município.

Banda de Música Expedito Raulino de Morada Nova.

A Banda de Música de Morada Nova recebeu novo impulso, em 1973, na gestão do Prefeito Joaquim Terceiro Chagas, quando foi encampada pelo Poder Municipal; recebeu um kit de instrumentos e o fardamento devido, e foi denominada Banda de Música Expedito Raulino, através do Decreto nº 230/1973, numa justa homenagem ao grande músico que foi tragicamente arrebatado do nosso meio cultural.
Na década de 80, destaca-se a presença de mulheres na Banda, sendo elas: Maria Auxiliadora Coutinho, Maria das Graças, Francisca Terielda, Ruth Virgílio, Maria de Fátima dos Santos, Maria Zelina e Luzia Maria Brandão. A Banda de Música Expedito Raulino teve como maestros depois da morte do Maestro Coutinho os seguintes músicos: José Olavo Balbino, José Iran Nogueira Modesto, Flávio Rodrigues Girão, Luiz Válder Coutinho e Jacinto Cruz Neto.

O gestor municipal Wanderley Nogueira tem demonstrado sua preocupação com o desenvolvimento cultural do município, a renovação dos instrumentos que a cerca de 25 anos não acontecia, os instrumentos que era utilizado pelos músicos estavam desgastados e alguns encontravam-se com emendas de arame. A Secretaria de Cultura e Turismo, Socorro Leitão entregou o kit de instrumentos. Foram investidos R$  mil reis.

Assessoria de Comunicação


Sertão Alerta