O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará abrirá, às 18 horas desta terça-feira, a exposição “Espedito Seleiro – 80 anos de couro e alma” Segundo a assessoria de imprensa da Instituição, a mostra apresentará a trajetória da obra do artesão desde os primeiros elementos de ofício até produções e parcerias no universo do design.

Nascido em Arneiroz, no Sertão dos Inhamuns, Espedito Seleiro aprendeu a transformar o couro em peças utilitárias ainda na infância observando o pai vaqueiro e seleiro (fabricante de selas). Com o tempo, adquiriu uma estética própria para a confecção de suas peças, que valoriza desenhos e coloração com tingimentos naturais.

Além das tradicionais sandálias e bolsas de couro decoradas, o artista expandiu sua atuação para a moda, em parceria com o estilista Ronaldo Fraga, em coleção apresentada no São Paulo Fashion Week. No design, Espedito decorou peças de mobiliário criadas pelos irmãos e designers Fernando e Humberto Campana para coleção inspirada no cangaço.

Em 2008 o artesão tornou-se Mestre da Cultura Tradicional Popular, título recebido da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, reconhecimento à relevante contribuição para a cultura popular e tradicional do Estado. Atualmente, Espedito continua produzindo em seu ateliê na cidade de Nova Olinda, na região do Cariri, onde mora desde os 8 anos.

Curadoria

A exposição é organizada pela professora Tânia Vasconcelos, coordenadora do projeto de extensão Espedito Seleiro: 80 Anos, do Curso de Design da UFC, com a curadoria do designer Érico Gondim. A exposição é realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO), e seguirá em cartaz até 27 de setembro.

SERVIÇO

*MAUC – Avenida da Universidade, 2854, bairro Benfica
*De segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A entrada é gratuita.

(Foto – Divulgação)


Eliomar de Lima