Juazeiro e mais 4 cidades do Ceará estão no plano de desenvolvimento regional do Governo Federal

Blog do  Amaury Alencar

Resultado de imagem para juazeiro do norteAs cidades médias do interior deverão ser os catalisadores do plano de desenvolvimento regional do Nordeste a partir da implementação do plano do Governo Federal. No Ceará, cinco municípios - de um total de 41 em toda a região - foram selecionados: Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. A informação foi confirmada pela secretária nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional, Adriana Alves.

A secretária detalhou os novos planos federais durante reunião da Associação Nordeste Forte realizada neste final de semana, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

De acordo com Adriana Alves, as áreas prioritárias de projetos que deverão ser focados pelo Governo Federal no Nordeste são relacionadas à segurança de recursos hídricos, conectividade (banda larga e outros serviços), educação básica e melhoria da gestão pública na região.

"Nós estamos definindo com a Casa Civil uma agenda imediata, até porque o plano tem uma vigência de 4 anos, com um horizonte de 12 anos, então ele conta mais com ações de médio prazo. Mas a gente quer uma agenda imediata, começando já em 2019, com quatro temas prioritários", comentou Adriana Alves.

A secretária, no entanto, afirmou que o plano de desenvolvimento ainda precisa passar pela aprovação do Congresso Nacional. O projeto deverá ser enviado à Câmara dos Deputados até o fim de agosto. Adriana Alves também confirmou que ainda não há definição de quais cidades receberão as primeiras iniciativas da agenda imediata.