No próximo sábado, às 19 horas, o biógrafo de Carlos Marighella, o jornalista e escritor Mário Magalhães, estará lançando seu novo livro, “Sobre Lutas e Lágrimas – Uma Biografia de 2018”. Isso, durante a programação do Porto Iracema das Artes e do Instituto Dragão do Mar na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos.
Além de participar de sessão de autógrafos, o biógrafo de Carlos Marighella debaterá o tema “O mar da História é agitado”. O lançamento será na Arena Multicultural Juvenal Galeno, com entrada gratuita.
Um ano que começou abalado pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, assistiu à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e terminou com a iminência da posse de Jair Bolsonaro, após uma campanha eleitoral acirrada por uma guerra de desinformação. Foram tantos episódios marcantes para a História do Brasil ocorridos apenas em 2018 que o jornalista e escritor Mário Magalhães resolveu tratar o período como personagem, tamanha sua importância. Em “Sobre Lutas e Lágrimas – Uma Biografia de 2018” (Record), o autor reconta a história desse ano que não passará tão cedo, tal como Zuenir Ventura fez no clássico “1968 – O Ano Que Não Terminou”.
Misto de ensaio, reportagem, artigo e crônica, em “Sobre lutas e lágrimas” Mário Magalhães analisa com criticidade e, por vezes, emoção fatos que viu se desenrolar enquanto arrumava as palavras. Uma narrativa nascida no meio do furacão. “É um livro indignado, em um tempo que exige indignação”, escreveu o escritor.

(Foto – Divulgação)


Eliomar de Lima