O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende dobrar o número de servidores dedicados exclusivamente à concessão de benefícios. Segundo o presidente do órgão, Renato Vieira, hoje há cerca de 3.400 funcionários trabalhando na análise dos pedidos de aposentadoria, pensão e outros auxílios. A expectativa é que em agosto esse número chegue a até seis mil servidores.
Essa realocação do quadro de pessoal será feita em função de outra novidade: a criação de uma espécie de fila única dos pedidos de concessão de benefícios para reduzir o tempo de espera dos segurados. Hoje, cada servidor é responsável por analisar os pedidos da agência na qual é lotado. Mas um decreto publicado na última sexta-feira (dia 26) cria cinco centrais de análise de benefício, divididas por regiões do país, em que o funcionário público acessará também pedidos de outras cidades e estados.
Vieira explicou ao EXTRA que todos os servidores do órgão que se dedicam exclusivamente à atividade de concessão de benefícios no país foram automaticamente vinculados a essas centrais. “Todos os pedidos estão num sistema só. Esses servidores vão analisar não apenas os benefícios da agência de lotação deles, mas vão puxar os processos de uma fila única, que é por ordem de antiguidade, para que a gente deixe de ter processos com muito tempo de análise. Com isso, a gente resolve também um problema de má distribuição: tem agência que está ociosa, e tem agência que está sobrecarregada”, afirmou Vieira.
Sem controle de frequência
O decreto cria ainda, a título de experiência-piloto, um programa que vai dispensar o controle de frequência dos servidores que baterem a meta de 90 benefícios analisados. “Hoje, os servidores trabalham com horário. O INSS faz controle de jornada, não de produtividade. Só que o controle por jornada não é eficaz. Todos os servidores que passarem a trabalhar na central vão poder fazer opção de trabalho por produtividade. Se cumprirem a meta de 90 trabalhos analisados por mês, estarão dispensados do controle de horário”, explicou o presidente do INSS.
Segundo ele, a adesão será facultativa e os servidores que trabalham com atendimento continuarão tendo que cumprir a jornada diária. Paralelamente a isso, os servidores também terão direito ao bônus por produtividade que foi criado para o pente-fino, no valor de R$ 57,50.
“O bônus não se confunde com a central de análise, porque é pago ao servidor que ultrapassar a meta de 90 análises, mas lembrando que o pagamento é feito por processo concluído”, alertou.

(Jornal Extra)