Expedito Seleiro: expõe e comercializa suas peças em Assaré.

Blog do  Amaury Alencar
 Durante 30 dias, (31 de julho a 31 de agosto), o mestre em couro Expedito Seleiro, de Nova Olinda, fará exposição e comercialização dos seus produtos no Memorial Patativa do Assaré. 

A vinda de Expedito faz parte de uma iniciativa conjunta, entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Memorial Patativa do Assaré, em expor e comercializar obras dos artistas da região, durante um mês, no espaço destinado a este fim. 

Por lá já passaram artistas como o poeta Daniel Gonçalves, Raimundo escultor, Aldísio, Bob Jeferson e agora o mestre de Nova Olinda. Expedido é um dos mais destacados artistas brasileiros no cenário mundial.

 A sua obra, a partir do couro, tem larga aceitação na decoração de casas, locais festivos, restaurantes, cenários de televisão e ao uso pessoal. São famosíssimas as suas bolsas, capangas, jaquetas e calçados.

 A exposição ficará aberta de terça-feira a sábado das 8 às 16 horas e aos domingos de 8 ao meio dia. Para Isabel Cristina, presidente da Fundação Memorial Patativa do Assaré, as exposições dos artistas populares no Memorial era um sonho do próprio Patativa, que gostava desta classe.

 “Meu avô gostava de seu Expedito Seleiro. Tinha um grande apreço pelo artista do couro nova-olindense.

 Admirava a arte de seu Expedito, que trazia em suas peças o costume do povo nordestino”, lembrou Isabel. 

Para o secretário de Cultura Vavá Gois, as exposições no Memorial devem acontecer sistematicamente. 

“A proposta é de que terminou uma exposição, se monte outra. Os nossos artistas têm o Memorial como espaço para fazer a sua arte ser vista, conhecida e comercializada.

 O objetivo é este. Fortalecer a arte de quem faz a cultura acontecer através dos saberes e fazeres”, comenta Vavá Gois.


 Durante a exposição, Expedito Seleiro, marcará uma data para visitar a exposição e falar sobre a sua arte.

 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas