Docentes IFCE Crateús participam de congresso no Chile

Blog do  Amaury Alencar



O IFCE campus de Crateús marcou presença no XV Congresso Latino-americano de Linguística Sistêmico-Funcional e o 46º Congresso Internacional de Linguística Sistêmico-Funcional, eventos realizados na Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago, de 22 a 26 de julho. Com o tema “Perspectivas emergentes e alternativas para a mudança social”, o evento busca ampliar as visões sobre a Linguística Sistêmico-Funcional e refletir sobre sua contribuição para a compreensão e transformação das sociedades.

O professor Vilmar Ferreira de Souza, coordenador do curso de licenciatura em Letras, coordenou colóquio com o tema “Análise do Discurso Político (ADP) na América Latina e na Austrália: a emergência de um campo multidisciplinar no contexto da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF)”. As discussões abordaram o lugar da Análise do Discurso Político na América Latina e na Austrália, no contexto da Linguística Sistêmico-Funcional e áreas afins, considerando a retomada de interesse desse campo. Também participaram do colóquio as professoras Sara Regina Scotta Cabral, da Universidade Federal de Santa Maria, e Alexandra García, da Universidade de Sydney.

 O professor Francisco Bruno Rodrigues Silveira, do IFCE campus de Crateús, também participou do evento.
O congresso consistiu na apresentação de palestras, resumos e colóquios abordando diversos temas relacionados à Linguística Sistêmico-Funcional, incluindo práticas pedagógicas e uso da tecnologia no ensino. "Os eventos são de grande importância para o desenvolvimento profissional dos professores participantes e para o curso de Letras do IFCE, pois permitem uma atualização com os estudos desenvolvidos na área de Linguística Sistêmico-Funcional em todo o mundo e possibilitam divulgar internacionalmente as pesquisas desenvolvidas pelos alunos do campus de Crateús”, avalia o professor Francisco Bruno.

Gramática Sistêmico-Funcional

Gramática Sistêmico-Funcional é o modelo de descrição e análise linguística desenvolvido desde a década de 50 do século XX por Michael A. K. Halliday, que vê a gramática como um sistema de escolhas potenciais não arbitrariamente motivadas e que procura explicar as implicações comunicativas de uma seleção dentro de um desses sistemas. Os professores Vilmar de Souza e Francisco Bruno lideram o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) e Análise Crítica do Discurso (ACD) no campus de Crateús.