Ex-vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, foi anunciado como pré-candidato ao Governo do Ceará — Foto: Reprodução
O diretório nacional do Partido Renovação Democrática (PRD) anunciou que não vai ter nenhum candidato aos governos estaduais nas eleições de 2026, o que encerra os planos de lançar o ex-vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, ao Governo do Ceará.
A decisão foi divulgada pelo PRD por meio de uma nota. O Solidariedade, partido que forma a Federação Renovação Solidária com o PRD, também não vai lançar candidatos a governos estaduais. Conforme o diretório estadual do PRD, a tendência agora é que Federação Renovação Solidária apoie a candidatura à reeleição do governador Elmano de Freitas (PT).
O PRD afirmou que, no Ceará, vai "concentrar esforços nas disputas proporcionais" para formar uma bancada na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. O objetivo é eleger dois deputados federais e dois deputados estaduais.
A ex-prefeita de Nova Russas, Giordanna Mano, presidente da federação, é uma das pré-candidatas a deputada federal pela legenda. O PRD quer que Giovanni Sampaio, então candidato do partido ao Governo do Ceará, agora concorra a deputado estadual.
O PRD vai realizar a convenção partidária no dia 25 de julho, evento no qual serão confirmados os nomes dos candidatos, escolhidos os números de urna e serão definidos os apoios às coligações majoritárias, formadas para concorrer a cargos como senador, governador e presidente.
Com a desistência do PRD, o Ceará tem, até o momento, seis pré-candidatos ao Governo do Estado:
- Ciro Gomes (PSDB)
- Eduardo Girão (NOVO)
- Elmano de Freitas (PT)
- Delegado Huggo Leonardo (Missão)
- Jarir Pereira (PSOL)
- Zé Batista (PSTU)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/p/u/pAulwpTD69cnwFrd47SQ/giovanni-sampaio.jpg)