Governo cogita acionar a Organização Mundial do Comércio contra o tarifaço

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Coletiva de ministros sobre o tarifaço imposto pelos EUAValter Campanato/Agência Brasil - 16.07.2026

O governo federal cogita acionar a OMC (Organização Mundial do Comércio) em resposta ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos. A aplicação de uma tarifa extra de 25% sobre produtos brasileiros importados foi confirmada pelo governo americano, com início previsto para 22 de julho.

“Uma das possibilidades, ainda que a OMC esteja muito enfraquecida para gerar algum resultado concreto”, disse uma fonte do governo sobre uma provável saída para enfrentar a nova taxa.

A OMC, com sede na Suíça, é o principal fórum internacional focado em regular, supervisionar e liberalizar o comércio global.

Outra medida é a Lei da Reciprocidade Econômica, que poderá ser aplicada “no momento adequado”, segundo afirmação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em coletiva nesta quinta-feira (16).

Os Estados Unidos afirmam que a imposição da tarifa é baseada em uma investigação da legislação comercial dos EUA, que aponta supostas vantagens competitivas dos produtos brasileiros.

Já o governo federal prevê que o novo pacote tarifário deverá atingir cerca de 18% das exportações brasileiras destinadas ao mercado norte-americano, o equivalente a US$ 7,4 bilhões, considerando os dados de 2024.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)