Iguatu - Açude Trussu atinge 95% da capacidade; faltam 50cm para sangria

Blog do  Amaury Alencar
0

 


O açude Carlos Alberto Costa, o “Trussu”, atingiu nesta sexta-feira, 15, o percentual de 95,24% da sua capacidade total, segundo dados divulgados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH. De acordo com o levantamento, faltam apenas 53 centímetros para o reservatório atingir a sangria.

O volume atual já supera o registrado no mesmo período do ano passado, mas ainda permanece abaixo do melhor nível alcançado em 2024, quando o açude chegou a 97% da capacidade. Somente nos primeiros 15 dias deste mês de maio, o Trussu apresentou um ganho de 70 centímetros em seu espelho d’água, considerado o maior aumento do ano em um curto intervalo de tempo.

A última vez que o reservatório sangrou foi em 2011. O avanço no nível do açude reforça a expectativa da população da região diante da possibilidade de uma nova sangria, impulsionada pela quadra chuvosa registrada neste ano no Centro-Sul do Ceará.


Chuvas

Os bons aportes registrados no açude Trussu acompanham o cenário positivo das chuvas em Iguatu neste mês de maio, que marca o último mês da quadra invernosa. De acordo com dados da Fundação Cearense de Recursos Hídricos – FUNCEME, nos primeiros 15 dias do mês, o município apresenta desvio positivo de 75% em relação à média histórica prevista para o período.

O comportamento da quadra chuvosa de 2026, no entanto, teve oscilações ao longo dos meses. Abril fechou com desvio negativo de 10%, enquanto março também terminou abaixo da média, com desvio negativo de 28,6%.

O destaque ficou para fevereiro, considerado o mês mais chuvoso dos últimos 41 anos em Iguatu dentro da quadra invernosa. Conforme a FUNCEME, o período registrou desvio positivo de 98,8% em relação à média histórica, impulsionando significativamente os reservatórios da região.

                                                              Jornal a Praça 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)