Dois municípios do Ceará registraram temperaturas abaixo dos 20 graus Celsius (°C) às 6 horas da manhã desta quinta-feira, 14.
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os menores índices foram observados em São Benedito, com 18,3 °C, e em Poranga, com 19,9 °C.
As baixas temperaturas se concentraram ao longo da macrorregião da Ibiapaba, ao noroeste do Estado, na divisa territorial com o Piauí.
Ainda conforme a Funceme, em São Benedito, onde foi registrada a menor temperatura, o acumulado mais atualizado de chuvas foi de 12, 8 milímetros (mm). Ainda não há precipitações confirmadas em Poranga.
Os dados contabilizam volumes das 7 horas de quarta-feira, 13, às 7 horas desta quinta.
Em Fortaleza, o pico foi observado no Itaperi, com 23,6 °C, às duas da madrugada.
Confira, a seguir, as cinco menores temperaturas registradas no Ceará.
Veja abaixo dados extraídos da Plataforma de Coleta de Dados (PCD), da Funceme, às 9 horas desta quinta-feira, 14, organizados em ordem crescente.
- São Benedito: 18,3 °C;
- Poranga: 19,9 °C;
- Aiuaba: 20 °C;
- Parambu: 20,5 °C;
- Quixeramobim: 20,8 °C.
Chuvas foram registradas em 54 municípios do Estado nas últimas 24 horas, segundo balanço parcial da Fundação.
Itapiúna apresentou o maior índice pluviométrico, com 30 milímetros (mm).
Segundo dados da Funceme, a lista dos municípios com os maiores índices segue com São Gonçalo do Amarante (26 mm), Ipueiras (25,4 mm), Itapajé (20 mm), Ibiapina (19 mm), Paracuru (18 mm) e Ararendá (13,5 m).
Fortaleza marcou 2,4 mm nesse período.
Os principais volumes foram no Maciço de Baturité e no Litoral do Pecém.
Dados podem sofrer alteração ao longo do dia.
Previsão do tempo indica descargas elétricas nas regiões serranas do Ceará
Ainda conforme a Funceme, espera-se tempo variando de parcialmente nublado a nublado no centro-norte do Estado, com ocorrência de chuvas de intensidade fraca e moderada, durante os períodos da madrugada e da manhã desta quinta.
Previsão de precipitações breves, dispersas e fracas foi indicada ao centro-sul na madrugada, abrangendo Médio Jaguaribe, Cariri e Sertão Central e Inhamuns.
À tarde, os acumulados mais expressivos são esperadas nas regiões serranas, como a Serra da Ibiapaba e o Maciço de Baturité, onde a topografia favorece a convecção forçada.
Não se descarta possibilidade de descargas elétricas.
Essas pluviosidades são influenciadas por áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (Zcit) Banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.
— principal sistema da quadra chuvosa cearense — bem como pelo efeito de brisa.
o Povo