
O quadro da sucessão estadual no Ceará começa a ganhar contornos mais definidos para as eleições de 2026. Até o momento, três pré-candidaturas ao Governo do Estado já aparecem oficialmente colocadas no cenário político cearense.
Na base governista, o governador Elmano de Freitas (PT) disputará a reeleição com o apoio de uma ampla aliança formada por PT, PSB, Republicanos, MDB, PSD, PV e PCdoB.
O bloco governista mantém a estrutura política construída nos últimos anos no Ceará e deverá apostar na continuidade administrativa, com forte participação do senador Camilo Santana e das lideranças ligadas ao Palácio da Abolição.
Na oposição, o senador Eduardo Girão aparece como pré-candidato ao Governo pelo Partido Novo. Girão conta com o apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e representa o campo mais identificado com o conservadorismo e com setores bolsonaristas que não aderiram à aliança construída em torno de Ciro Gomes.
Já como principal adversário ao grupo governista surge o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PSDB), que teve a pré-candidatura lançada oficialmente no último sábado, em Fortaleza.
O ato político reuniu lideranças do PSDB, União Brasil e PL, além do bloco político mais ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro no Ceará, liderado pelo deputado federal André Fernandes.
CHAPA MAJORITÁRIA DEFINIDA
Entre os nomes colocados na disputa, Ciro Gomes é, até o momento, o único pré-candidato ao Governo do Estado que já apresenta uma chapa majoritária praticamente definida.
O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio deverá ocupar a vaga de vice-governador na composição tucana.
Para o Senado, a aliança articulada por Ciro deverá contar com:
- o ex-deputado federal Capitão Wagner, do União Brasil;
- e o deputado estadual Pastor Alcides, do PL, pai do deputado federal André Fernandes.
A composição fortalece a estratégia de unificação de setores da oposição ao PT no Ceará e aproxima, no mesmo palanque, lideranças do PSDB, União Brasil e do bolsonarismo cearense.
DISPUTA COMEÇA A GANHAR TOM POLARIZADO
Com o lançamento da pré-candidatura de Ciro Gomes e a consolidação dos demais nomes, o cenário eleitoral no Ceará começa a ganhar um tom mais polarizado entre:
- a base governista liderada pelo PT;
- o campo conservador ligado ao Novo;
- e a aliança de oposição formada em torno de Ciro Gomes com apoio de setores do PL e União Brasil.