CE: indústria mantém avaliação financeira positiva e amplia produção

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A indústria cearense atravessou o primeiro trimestre de 2026 com avaliação positiva sobre a própria situação financeira e encerrou março com sinais de recuperação na produção e no emprego. Os dados constam da Sondagem Industrial, elaborada pelo Observatório da Indústria Ceará, centro de inteligência da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgados nessa quinta-feira (21/05).
O indicador de Situação Financeira da indústria no Ceará alcançou 52,7 pontos no primeiro trimestre, permanecendo acima da linha divisória dos 50 pontos. Na metodologia da pesquisa, resultados acima desse patamar indicam percepção positiva dos empresários. O desempenho chama atenção por ocorrer em um ambiente ainda marcado por pressão nos custos produtivos e restrições no crédito.
O resultado cearense também ficou acima da média nacional. Enquanto o indicador brasileiro recuou para 47,2 pontos, sinalizando insatisfação dos industriais do país com a situação financeira, a indústria local manteve avaliação favorável. A diferença sugere que o setor no Estado conseguiu preservar melhor sua percepção de equilíbrio financeiro no início do ano.
Na atividade industrial, o indicador de Evolução da Produção chegou a 54,9 pontos em março, mostrando crescimento em relação ao mês anterior. O movimento foi acompanhado por melhora no mercado de trabalho do setor, com o indicador de Evolução do Número de Empregados atingindo 51,9 pontos e retornando à zona de expansão.
Outro dado relevante foi a utilização da capacidade instalada, que atingiu 72% no Ceará, acima da média nacional. O patamar indica manutenção de um ritmo consistente de atividade e reforça a leitura de que o setor operou com nível relativamente aquecido no período analisado.
As expectativas para os próximos seis meses também permanecem positivas. Os indicadores de Demanda, com 57,6 pontos; Compra de Matérias-Primas, com 54,7 pontos; Quantidade Exportada, com 52,7 pontos; e Número de Empregados, com 51,4 pontos, ficaram acima da linha dos 50 pontos.
Apesar do quadro favorável, a pesquisa revela obstáculos importantes para o setor. A falta ou o alto custo das matérias-primas foi apontado por 39,6% dos empresários como principal problema enfrentado no trimestre, em forte crescimento ante o levantamento anterior. As taxas de juros elevadas aparecem em seguida, mencionadas por 31,3% dos industriais cearenses.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)