Operação investiga suspeitas em contratos públicos e realiza buscas na residência de vereador em Sobral

Blog do  Amaury Alencar
0

 


O vereador de Sobral, Marlon Sobreira (PP), foi alvo de uma operação do Ministério Público do Ceará (MPCE) na manhã desta terça-feira (31). A ação apura suspeitas de irregularidades em movimentações financeiras relacionadas a contratos públicos no município.

Batizada de “Closed Faucet”, a operação foi conduzida pela 7ª Promotoria de Justiça de Sobral, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Civil. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Sobral e Acaraú.

As investigações têm como foco agentes públicos e empresários possivelmente envolvidos em um esquema de irregularidades. Entre os alvos está uma empresa ligada ao vereador, o que reforça a linha investigativa sobre a possível relação entre atuação política e interesses privados.

No caso de Marlon Sobreira, as equipes estiveram tanto na residência dele quanto em seu gabinete, na Câmara Municipal de Sobral. Durante as diligências, documentos e equipamentos eletrônicos foram apreendidos. Todo o material será analisado pelos investigadores, enquanto o processo segue sob sigilo.

O vereador é irmão do deputado estadual Marcos Sobreira (PSB). Até o momento, no entanto, não há qualquer indicação de que o parlamentar estadual seja alvo das investigações.

Busca e apreensão em Sobral

A operação teve início nas primeiras horas da manhã e foi acompanhada pelo promotor de Justiça Rodrigo Calzavara. O vereador foi abordado por agentes da Polícia Civil em sua residência, durante o cumprimento dos mandados judiciais. As diligências também ocorreram no distrito de Jaibaras, na zona rural de Sobral, onde ele possui imóvel.

Durante a ação, Marlon Sobreira foi conduzido à delegacia para procedimentos relacionados à operação. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o motivo da condução nem sobre possíveis medidas adotadas posteriormente.

Além da residência do vereador, as buscas se estenderam ao anexo da Câmara Municipal de Sobral. No local, equipes recolheram materiais no gabinete do parlamentar. O conteúdo dos documentos e equipamentos apreendidos ainda não foi detalhado pelas autoridades.

Em nota, o Ministério Público do Ceará informou que a investigação busca esclarecer indícios de movimentações financeiras consideradas suspeitas no âmbito de contratos públicos. Devido ao sigilo, mais detalhes não foram divulgados até o momento.

Ao O Estado CE, o advogado Oséas Rodrigues afirmou que acompanha os desdobramentos da operação, mas destacou que ainda não teve acesso integral ao conteúdo do processo.

“A defesa do vereador Marlon Sobreira informa que vem acompanhando os desdobramentos das medidas judiciais adotadas. Foi requerido o acesso integral aos autos, sendo certo que, até o momento, a defesa não dispõe de todos os elementos da investigação. Qualquer manifestação sobre o mérito seria precipitada. Iremos aguardar o acesso integral aos autos para a tomada das medidas judiciais cabíveis”, diz a nota.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)