Nunes Marques toma posse como presidente do TSE em 12 de maio; Mendonça será vice

Blog do  Amaury Alencar
0

 Nunes Marques

Nunes Marques planeja 'força-tarefa' para manutenção de urnasAlejandro Zambrana/Secom/TSE - 16.4.2026


A posse do ministro Nunes Marques como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) será no dia 12 de maio. O vice-presidente será o ministro André Mendonça.

Nunes Marques vai substituir Cármen Lúcia no comando da corte eleitoral. O mandato da ministra no TSE termina neste ano. Quando ela deixar a corte, a terceira cadeira reservada ao STF será ocupada pelo ministro Dias Toffoli.

No TSE, a presidência é sempre exercida por um dos três ministros vindos do STF (Supremo Tribunal Federal)Nunes e Mendonça foram indicados ao Supremo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Objetivos de Nunes Marques

À frente do TSE, Nunes Marques planeja efetuar uma força-tarefa junto aos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) para fazer um pente-fino nas mais de 500 mil urnas — entre novas e antigas — que serão usadas nas eleições presidenciais de outubro deste ano.

O ministro ainda pretende fazer uma interlocução com as unidades da Federação, para verificação das condições de transmissão de dados e fechar convênios com universidades ou outras instituições na área de cibersegurança.

O ministro também planeja que haja maior participação dos povos originários no processo eleitoral, com a capacitação e mais circulação de informações entre essa parcela da população.

                                     R7 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)