O Tribunal de Justiça do Ceará lançou novo Plano de Estágio para o biênio 2026/2027, que prevê um acréscimo de 150 vagas em relação ao plano anterior, publicado em 2024. Segundo a assessoria de imprensa do TJCE, a medida foi instituída por meio da Portaria nº 191/2026 já publicada no Diário da Justiça Eletrônico Administrativo (DJeA).
Para o ensino superior, a ampliação contempla 100 novas vagas destinadas a estudantes de pós-graduação e outras 50 voltadas à graduação. O objetivo é oferecer a alunas(os), regularmente matriculados em instituições de ensino, uma formação mais produtiva, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho por meio das atividades desenvolvidas no Judiciário cearense.
Ampliação
Com o novo plano, o TJCE passa a fornecer 2.455 vagas de estágio. Vale ressaltar que parte delas já estão ocupadas e as demais seguem disponíveis para o ingresso de novas(os) estudantes. A carga horária é de 30 horas semanais. O processo seletivo é conduzido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Além disso, há vagas extras ofertadas tanto na Capital, na Comarca de Fortaleza, como para o Interior do Estado, atendendo comarcas como Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Iguatu, Sobral, Caucaia, Tauá e Crato, ampliando, assim, o acesso de estudantes de diferentes regiões ao programa de estágio.
O Plano também inclui 55 vagas disponíveis a serem preenchidas para estudantes de nível médio, cujas contratações são realizadas por meio da Secretaria da Proteção Social do Estado do Ceará (SPS Ceará). As lotações previstas abrangem unidades na Comarca de Fortaleza e incluem, ainda, 10 vagas para atuação na Secretaria Judiciária Regional de Primeiro Grau do Cariri (Sejud/Cariri).
SERVIÇO
*Para conferir mais informações sobre as vagas e os cursos contemplados e realizar inscrições, clique aqui.