
Um projeto que já nasceu grande, isso desde a primeira exibição ainda nos prédios da antiga estação ferroviária de Iguatu, graças ao sonho e resistência do produtor e idealizador do espetáculo Bibi Lima. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, os preparativos seguem para a realização da oitava edição da Estação da Paixão de Cristo.
Considerado o maior espetáculo da fé cristã em Iguatu, cada edição se fortalece mantendo a tradição com novas emoções. “É uma história que todos conhecem, mas a gente sempre buscar uma maneira de surpreender o público”, conta entusiasmado Bibi Lima. Na noite da quinta-feira, 12, aconteceu no auditório da Escola de Música Popular Humberto Teixeira a apresentação do elenco, equipes de produção, técnicas e programação. Este ano Aiuaba e Acopiara receberão exibições do espetáculo iguatuense.
A Estação Paixão de Cristo é uma encenação teatral que reconta a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. O evento acontece desde os últimos anos em um espaço maior, chamada de Arena da Paixão Cairo Sales, na Boa Vista, terreno emprestado pelo empresário José Alves de Oliveira, Zenir.
No elenco, Jesus Cristo será novamente interpretado pelo professor de Educação Física e ator Jayme Félix. Uma das novidades é Maria mãe de Jesus, que será interpretada pela atriz Suyane Moreira; Satanás – Vandeir Fernandes, Herodes – Lelé Fantim; Pilatos – Emanoel Sales; Pedro – Erasmo Marcondes; Judas – Leandro Melo; Caifás – Rheginaldo Linhares e Anás – Otávio Alencar.
A cada ano um novo tema é apresentado este ano será: ‘Movido pela Fé’. O enredo é baseado na narrativa universal de Jesus Cristo, encenação que emociona o grande público, um espetáculo de grande impacto artístico e até mesmo espiritual.

Maria com traços indígenas e negros
O espetáculo envolve mais de 200 pessoas com a participação de artistas de Iguatu, Quixelô e Acopiara. Este ano foi apresentado a participação da atriz e modelo caririense Suyane Moreira.
A escolha de Suyane Moreira como Maria foi forte, sensível e totalmente defensável do ponto de vista histórico, teológico, simbólico e artístico. Tendo o teatro como releitura, onde não somente reproduz, mas sim interpreta, o espetáculo não quer retratar “uma imagem única”, mas provocar reflexão sobre quem sempre ficou fora das representações sagradas. Maria não pertence a uma etnia única, ela é o símbolo de maternidade universal. Suyane é uma atriz renomada, cearense, que traz em si toda a proposta que foi pensada para o espetáculo esse ano. Esse rosto marcante e forte para poder gerar mais reflexões em todos que acolherem esse espetáculo. Com vasta experiência em novelas, Suyane já atuou em “Mutantes” na Rede Record e na Globo já atuou em “Terra e Paixão”, “Novo Mundo”, “As Brasileiras”, “Gabriela”, “Araguaia”, “Amazônia”. Ela chega ao espetáculo Estação Paixão de Cristo em Iguatu para agregar ainda mais com seu talento, entrega e amor ao que faz.
Entre alguns dos destaques da encenação está a representação de Maria, mãe de Jesus, como uma mulher indígena e negra, reforçando a dimensão humana, histórica e popular da narrativa cristã. A proposta não descaracteriza a tradição religiosa, mas aprofunda sua essência. Conforme os evangelhos, Maria era uma jovem simples da Galileia, pertencente a um povo submetido à opressão do Império Romano. Ao apresentá-la com traços indígenas e negros, a encenação ressalta o ensinamento central da fé cristã: Deus escolheu se humanizar nascendo entre os humildes, os pobres e os marginalizados. Dessa forma, a Paixão de Cristo reafirma Maria como a escolhida e a trata como exemplo de mãe universal, próxima de todas as realidades humanas, especialmente das que vivem a dor da perda de um filho, a exclusão e a esperança.
Com texto bíblico, linguagem poética, respeito a tradição bíblica e forte apelo e impacto visual, o espetáculo convida o público à reflexão sobre fé, representatividade e justiça social, sem perder o caráter devocional, a contemplar a história da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus a partir de uma perspectiva sensível, busca aproximar o sagrado.

A ideia é mostrar a realidade social do povo brasileiro, valorizando raízes ancestrais e espiritualidade popular, sem perder o caráter sagrado e devocional que marca essa tradição. A Estação Paixão de Cristo em Iguatu reafirma, assim, sua missão de evangelizar por meio da arte, recordando que o sofrimento de Cristo sacrificado em uma cruz continua ecoando na história dos povos que lutam por dignidade, fé e justiça. E acima de tudo, um convite a contemplar o Evangelho a partir do olhar dos simples – como fez a própria Maria ao dizer: “O senhor olhou para a pequenez de sua serva”.
O espetáculo conta com mais de 200 pessoas, entre atores, figurantes e voluntários. São talentos locais e regionais, além de membros ligados à igreja e moradores de diferentes bairros. Esse trabalho coletivo trouxe uma forte conexão entre a comunidade e a arte, valorizando os artistas locais e a cultura popular. Organizado por colaboradores, apoio da comunidade, poder público e demais parceiros dentre eles a Diocese de Iguatu, o evento tem entrada gratuita e visa fortalecer o turismo religioso e a cultura local de toda a região Centro-sul do estado do Ceará.
De acordo com o projeto, o formato cenográfico segue os cuidados de proporcionar amplo acesso ao público, que se transporta de uma cena à outra ao som de trilhas sonoras impactantes, garantindo que todos possam acompanhar uma narrativa de forma acessível.
A 8ª edição acontece nos dias 02 e 03 de abril em Iguatu. Uma novidade esse ano é que as cidades de Acopiara e Aiuaba também receberão apresentação do espetáculo, promovendo assim, a arte, a fé e a solidariedade, consolidando Iguatu como referência no estado do Ceará.
Além do espetáculo principal, o coletivo oferece uma rica programação de atividades culturais e formativas, como ensaios técnicos com os atores, oficinas de teatro, dança, artesanato, cenografia e criação de adereços. Toda a cenografia, os figurinos e os adereços utilizados na encenação são produzidos pelos próprios membros do grupo, reforçando o espírito colaborativo e o envolvimento criativo de todos os participantes.
A realização é da BL Produções com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Iguatu, empresários e parceiros. Confira as entrevistas com Jaime Félix, Suyane Moreira e o diretor Bibi Lima no Instagram do Jornal A Praça: @jornalapraca.
Serviços
Agenda do espetáculo Estação Paixão de Cristo com entrada gratuita
- Aiuaba: 29 de março (domingo) 19h – Polo de lazer
- Iguatu: 2 e 3 de abril (quinta e sexta-feira) 19h – Arena da Paixão Cairo Sales
- Acopiara: 5 de abril (domingo) 19h – quadra do Liceu
Contatos: BL Produções | Bibi Lima – 88.9.9212.4685 | @estacaopaixaodecristo
Jornal a Praça