Homem é flagrado com 29 aves silvestres em cativeiro em Caucaia

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Pássaros silvestres em cativeiro são apreendidos pela Polícia

Pássaros silvestres em cativeiro são apreendidos pela Polícia / Crédito: divulgação/Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social


Um homem foi detido e multado por crime ambiental após ser flagrado mantendo 29 aves silvestres presas em gaiolas no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O resgate foi realizado nesta sexta-feira, 20, durante um patrulhamento do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).

Os policiais localizaram o cativeiro irregular e identificaram o proprietário do local. O suspeito foi conduzido à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil do Ceará, onde foi autuado em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e multado pela infração.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as equipes resgataram 10 bicudos, cinco papa-capins, quatro bigodeiros, três galos-campina, três golinhas, dois canários-da-terra e dois pássaros da espécie abre-e-fecha.

As aves foram entregues aos cuidados de uma entidade, onde passarão por avaliação veterinária e por um período de triagem. O objetivo é que os animais sejam reabilitados para, em seguida, serem devolvidos ao habitat natural.


Pena de seis meses a um ano por manter animais silvestres em cativeiro 

Pela legislação brasileira, a criação, comercialização ou manutenção de animais silvestres em cativeiro sem a licença de autoridades competentes configura crime. A pena prevista varia de seis meses a um ano de detenção, além de multa.

A Polícia orienta que a população não interaja ou tente capturar animais silvestres encontrados em áreas urbanas. Nesses casos, o Corpo de Bombeiros (193) ou o próprio BPMA devem ser acionados para o resgate seguro.

                                              o povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)