O açude Olho d’Água, em Várzea Alegre, atingiu 94,93% da capacidade e está entre os três reservatórios do Ceará que ultrapassaram 90% de volume após as chuvas da última semana.
Os dados são da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos. Além de Várzea Alegre, também superaram a marca os açudes Cachoeira, em Aurora, com 92,47%, e São José III, em Ipaporanga, com 90,98%. As maiores recargas ocorreram nas bacias do Salgado e dos Sertões de Crateús.
Na quinta-feira, 19, foi registrado o maior aporte do ano: 37,8 milhões de metros cúbicos distribuídos entre os 144 açudes monitorados.
Entre os grandes reservatórios, o Orós está com 72,3% da capacidade. Já o Castanhão, maior do Estado, acumula 19,83%. O Gavião, em Pacatuba, chegou a 89,79%.
Apesar do avanço, nenhum açude atingiu 100% até agora. Fevereiro tem chuvas ligeiramente acima da média, mas o acumulado de janeiro e fevereiro ainda apresenta déficit de cerca de 13,5%.
A Cogerh mantém as operações de transferência de água para a Região Metropolitana de Fortaleza, com monitoramento da quadra chuvosa.
foto enviada pelo médico Dr. Viturino Jr.
Jornalista Ivan Silva
