O açude Curral Velho, em Morada Nova, foi o primeiro do Ceará a sangrar neste ano de 2026. Reservatório atingiu sua capacidade máxima neste domingo, 8, de acordo com dados extraídos às 16h38min do Portal Hidrológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Serviços Hídricos (Funceme).
Sangramento acontece no momento em que o Estado entra na quadra chuvosa. Período, iniciado em fevereiro e que se estende até maio, concentra os maiores volumes de chuva do ano.
Apesar da sangria registrada, nenhum outro açude do Ceará está com volume acima de 90%. Além disso, a unidade federativa tem 41 dos seus reservatórios com volume inferior a 30%, entre eles o Castanhão, que abastece Fortaleza e que até o horário analisado estava com 19,53% da capacidade máxima atingida.
Só entre às 7 horas de sábado, 7, às 7 horas deste domingo, 8, o Ceará registrou chuvas em 133 dos 184 de seus municípios, conforme monitoramento da Funceme.
No entanto, também segundo órgão, a previsão é de que, a partir desta segunda-feira, 9, a perda de força da instabilidade atmosférica provoque pluviosidades mais isoladas, com chuvas ocorrendo no centro-sul e na zona costeira pela madrugada e manhã
o povo