
O IX Encontro dos Profetas da Chuva aponta para um inverno mediano nos municípios da Região dos Inhamuns em 2026. A avaliação é do Instituto Federal do Ceará - Campus de Tauá, um dos organizadores do evento, que ocorreu na manhã de hoje (08/01), no auditório da Instituição.
Os professores Alan Sombra, Diretor do IFCE, e José Alves Neto, em contato com o Blog do Wilrismar, fizeram um balanço positivo do encontro, que contou com as participações de 10 observadores da natureza dos municípios da Região dos Inhamuns. Titito Baia, do município de Quixeramobim, não pôde participar do encontro devido a problemas de saúde.

Previsões
A maioria dos observadores apontou para um cenário de chuvas irregulares e tardias, porém em torno da média, na Região dos Inhamuns, com possibilidade de registro das primeiras chuvas a partir do dia 20 de janeiro até o final do mês, com redução no volume de precipitações no mês de fevereiro. Ainda segundo os prognósticos apresentados, as chuvas deverão voltar um pouco melhor no mês de março, aumentando em abril.
Participaram do encontro, o Diretor do IFCE de Boa Viagem, profº João Paulo, Dr. Hélder Cortez (Cagece), Secretários Municipais de Tauá e Parambu, Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, técnicos, professores, agropecuaristas, dentre outros órgãos.

Repórter Wilrismar Holanda