Lula enfrenta desafio para manter Alckmin na chapa e preservar aliança com o PSB em 2026

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Crédito: EVARISTO SA/AFP

A estratégia de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passa por um desafio central: manter a aliança com o PSB e assegurar a permanência do vice-presidente Geraldo Alckmin na chapa presidencial de 2026. Nos bastidores, Alckmin tem sido claro ao enviar um recado aos aliados: não pretende disputar outro cargo eletivo e deseja seguir como vice.

Em conversas com interlocutores próximos, o vice-presidente descartou a possibilidade de concorrer ao governo de São Paulo ou a uma vaga no Senado nas eleições de outubro. A preferência, segundo relatos, é manter-se ao lado de Lula na tentativa de reeleição, reforçando a composição que venceu o pleito de 2022.

Alckmin tem repetido que não busca novos projetos eleitorais. De forma bem-humorada, chegou a afirmar que seu futuro é “ficar na vice ou capinar em Pinda”, em referência a Pindamonhangaba (SP), cidade onde iniciou a carreira política como vereador e prefeito, ainda na década de 1970.

A posição do vice-presidente é vista como um sinal de estabilidade para a base governista, mas também impõe ao Palácio do Planalto a necessidade de administrar pressões partidárias e regionais, especialmente em São Paulo, para preservar a unidade da aliança e evitar fissuras no caminho da disputa presidencial de 2026.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)