José Guimarães entregará imagem de Padre Cícero ao Papa Leão XIV: “Firme na defesa de sua beatificação”

Blog do  Amaury Alencar
0

José Guimarães segurando uma imagem do Padre Cícero.

Jose Guimarães (PT), deputado federal. Foto: Reprodução / Redes Sociais.

Bruna Santos

 O deputado federal José Guimarães (PT) entregará, nesta terça-feira (14), uma imagem do Padre Cícero — esculpida por artesãos do Centro Mestre Noza, em Juazeiro do Norte — ao Papa Leão XIV. O parlamentar integra a comissão brasileira que participa de uma audiência com o pontífice, no Vaticano.

Segundo Guimarães, o gesto, além de ser uma continuidade do seu projeto pessoal de presentear os líderes da Igreja Católica com imagens do Padre Cícero, também é uma forma de reforçar o pedido pela beatificação da figura religiosa.

É muito importante a gente pedir, assim como eu pedi na época ao Papa Francisco o empenho do atual Papa para que a gente conclua esse processo que é fundamental para o Brasil, para o Nordeste, para o Cariri”, disse em vídeo nas redes sociais.

Além da figura considerada importante para o Cariri, o líder do Governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados também levará outro símbolo religioso do sertão do Ceará, em especial de Quixeramobim: a imagem de Antônio Conselheiro. “Como símbolo de resistência, de luta, são figuras que estão gravadas no coração e nas mentes dos cearenses”, comentou.

Beatificação do Padre Cícero

Foto: Reprodução/ Governo do Estado do Ceará.

No dia 31 de outubro de 2025, iniciou-se a fase romana da primeira etapa do processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista. O anúncio foi feito pela Diocese do Crato. Agora, os documentos, que reúnem centenas de páginas de escritos e 62 depoimentos, que dizem atestar as virtudes do santo popular, serão analisados por teólogos e cardeais da Santa Sé.

A causa foi aberta pelos fiéis em 30 de novembro de 2022 e, durante dois anos, os responsáveis pelo processo concentraram-se na fase diocesana, que teve fim em 7 de junho de 2025, com uma sessão solene realizada na Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte. 

Após a análise do material, caso o Vaticano reconheça as virtudes do Padre Cícero, ele receberá o título de “Venerável Servo de Deus”. Em seguida, seguirá para outra etapa que exige o reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)