Iguatu - Instituto Santo Antônio inicia os ‘Círculos dos Saberes’

Blog do  Amaury Alencar
0

 23/01/2026


Serão quatro encontros. O primeiro deles no próximo sábado, 31, com a primeira etapa do Círculos de Saberes com a participação do Mestre Raimundo Claudino e das Mestras Flatenara e Dylla Costa. Os encontros acontecerão na sede do próprio Instituto Santo Antônio de Artes, Cultura e Educação Social, no bairro Tabuleiro. “Nossa expectativa é grande porque vamos iniciar no final desse mês de janeiro nossas atividades do projeto Pulsando Cultura”, disse Gláucia Lourenço, presidente do instituto.

A iniciativa voltada à valorização, formação e preservação da cultura popular cearense é idealizada e realizada pelo instituto, que é Ponto de Cultura, com financiamento dos governos do Ceará e Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc.

O instituto tem uma trajetória consolidada em ações de formação cultural, produção cultural e audiovisual, gestão cultural, capoeira, cultura popular e registro da memória local. “Agora estamos indo mais além, ampliando nossas atividades com o Pulsando Cultura. Esse projeto será desenvolvido ao longo do ano, promovendo encontros entre mestres da cultura, artistas, crianças, jovens, adultos e pessoas com deficiência. Nessa primeira etapa vamos tratar sobre os ‘Círculos de Saberes’, quando iremos reunir mestres e mestras da cultura popular reconhecidos como ‘Tesouros Vivos do Ceará. Vamos receber em Iguatu o Mestre de Cultura e Tesouro Vivo do Estado do Ceará, Raimundo Claudino, e as mestras Flatenara, que é Mestra do Reisado Mirim Santo Expedito, reconhecido como Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará, e a Mestra Dylla Costa, mestra titulada pela Secult Ceará em 2012 através do Pastoril Nossa Senhora de Fátima”, explicou Gláucia, reforçando que haverá oficinas formativas que abordam expressões como quadrilha junina, maracatu, reisado, danças tradicionais, artesanato popular, literatura de cordel, contação de histórias e cultura digital, com foco no uso do celular para produção audiovisual.

Cultura, tradição, pertencimento

O Pulsando Cultura também prevê, ao longo de sua execução, uma mostra artística e cultural aberta à comunidade, além da produção de um documentário e de um e-book, que irão registrar e difundir os saberes, práticas e experiências vivenciadas no projeto, fortalecendo a memória da cultura popular local. “Estamos de braços abertos e convidamos a população a participar, acompanhar e pulsar junto essa grande celebração da cultura, da tradição e do pertencimento”, complementou Lourenço.

A sede do Instituto Santo Antônio está localizada na Rua Coronel José de Pinho, nº 228, Bairro Santo Antônio. Pela internet é possível ter acesso à programação, disponível no Instagram do Instituto Santo Antônio e no Instagram do projeto Sonda Cultura.


                                                                  Jornal a Praça 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)