
O governador Elmano de Freitas (PT) fez críticas à oposição nessa terça-feira (27) durante a cerimônia no Palácio da Abolição, em Fortaleza, em que Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza anunciaram junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) investimento de R$ 1,1 bilhão em financiamento para o Ceará.
De 2023 a 2025, o governo Elmano recebeu autorização para tomar em empréstimo um valor de até R$ 15,2 bilhões. A oposição critica a quantidade de operações. O governo argumenta que elas são destinadas a novos investimentos públicos e podem ser realizados devido ao equilíbrio financeiro do Estado.
No ano passado, o Ceará atingiu a marca de Capag A+, nota máxima em gestão fiscal atribuída pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Sem citar nomes, mas fazendo claras referências ao ex-governador Ciro Gomes (PSDB) e aos ex-prefeitos de Fortaleza, Roberto Cláudio (União) e José Sarto (PSDB), Elmano falou que a oposição já governou o Ceará e “nunca levou o Ceará para a capacidade A. Nós levamos”.
“E a nossa oposição governou Fortaleza, recebeu com (Capag) B e entregou na série C”, continuou o governador, fazendo um trocadilho com o futebol. Elmano citou o atual prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e defendeu que a Capital irá avançar na capacidade fiscal agora com o aliado.
“Fico feliz porque, se Deus quiser, eu e a Jade (Romero) vamos ser felizes com o Ceará e o Fortaleza voltando para série A”.