Ciro expõe dúvidas entre o juízo e o coração e mantém incerteza sobre candidatura ao Governo do Estado

Blog do  Amaury Alencar
0


 O ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes (PSDB) ainda não assumiu oficialmente a condição de pré-candidato ao Governo do Ceará e passou a explicitar publicamente as dúvidas que cercam sua decisão. O tucano admitiu, na noite desta sexta-feira (23), estar dividido “entre o juízo e o coração”, ampliando o clima de incerteza entre aliados e reforçando a indefinição sobre seu papel na disputa eleitoral de 2026.

Além do cenário estadual, Ciro também deixou sinais de que não descarta completamente uma nova participação no debate presidencial. Ao responder sobre uma possível aliança com Flávio Bolsonaro, pré-candidato do PL, Ciro devolveu a pergunta, que classificou como “desagradável”, porque apoiaria um nome de outro partido.

A resposta deixa também a dúvida se o tucano ainda tem a expectativa de ser chamado pela cúpula nacional do PSDB para concorrer à Presidência da República.

A avaliação, entre os defensores dessa tese, é que Ciro tem potencial nacional para ajudar o PSDB a recuperar espaços na Câmara Federal e escapar dos efeitos da cláusula de barreira, que impõe restrições aos partidos com poucos parlamentares.

ALIANÇA COM O UNIÃO E SEM PL

A agenda de Ciro tem a construção de uma aliança mais sólida, que segue, neste momento, como obstáculo. O União Brasil, principal partido cotado para integrar seu palanque, está dividido internamente e mantém diálogo com o Palácio da Abolição.

Informações de bastidores da Assembleia Legislativa indicam que há possibilidade real de a sigla integrar a chapa majoritária liderada pelo governador Elmano de Freitas (PT), pré-candidato à reeleição. Uma banda do União Brasil é Governo – tanto federal quanto estadual.

O tucano enfrenta outro revés: a perda temporária do PL, que, em meio a disputas internas, suspendeu as conversas com o PSDB. O resultado é um quadro de alianças indefinido e ainda em formação, que impede Ciro de assumir, com convicção, uma pré-candidatura ao governo estadual.

Na noite desta sexta-feira (23), Ciro deixou transparecer publicamente o conflito interno que enfrenta ao avaliar o próximo passo político:

“O meu juízo, machucado pela lembrança do que aconteceu em 2022, não me recomenda ser candidato, mas o meu coração está cada vez mais balançado na direção de entender qual é a minha responsabilidade, o que é necessário, e isso eu estou absolutamente decidido a participar com todo entusiasmo e garra do movimento que promove a mudança do Ceará”, disse Ciro, ao cumprir agenda, em Fortaleza, com empresários.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)