Caiado deixa o União Brasil, se filia ao PSD e fortalece bloco com três nomes para a disputa presidencial

Blog do  Amaury Alencar
0


 O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, oficializou sua saída do União Brasil e anunciou filiação ao PSD, partido comandado por Gilberto Kassab. Com a chegada do goiano, a legenda passa a concentrar três governadores que admitem interesse em disputar a Presidência da República: além de Caiado, estão no grupo Ratinho Júnior (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul).

O anúncio foi feito nesta terça-feira, em vídeo gravado ao lado de Kassab, Ratinho Jr. e Eduardo Leite. Na declaração, Caiado afirmou que buscava um espaço para participar do debate nacional e que essa possibilidade havia se esgotado dentro do União Brasil. Segundo ele, a mudança partidária ocorre sem projeto individual fechado.


“Não há interesse pessoal. Quem for escolhido levará a bandeira de um projeto de esperança e de resgate do que o povo espera. Quem sair candidato terá o apoio dos demais”, afirmou.

Eduardo Leite destacou que o movimento simboliza um alinhamento em torno de um projeto nacional. “Antes das aspirações individuais, está a nossa responsabilidade como brasileiros”, disse, ao dar boas-vindas ao novo filiado. Ratinho Jr. classificou a filiação de Caiado como parte de um “projeto de união pelo Brasil”.

Mais cedo, em entrevista à rádio Novabrasil, em Goiânia, Caiado revelou que já havia comunicado à direção do União Brasil sua intenção de buscar outra sigla. Nos bastidores, pesou para a decisão a indefinição do partido sobre lançar ou não candidatura própria ao Palácio do Planalto em 2026.

A avaliação predominante na cúpula do União Brasil é que a legenda deve evitar uma candidatura presidencial e priorizar alianças estratégicas. Internamente, dirigentes consideravam que Caiado não apresentava desempenho competitivo nas pesquisas nacionais, o que reduzia o interesse em sustentar um projeto próprio.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)