
Hospital passa a ter 20 leitos. | Foto: Guto Vital / Portal M1.
O Hospital Maternidade São Vicente de Paulo (HMSVP), em Barbalha, inaugurou na última sexta-feira (23) a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI). Com a expansão, o hospital passa a contar com 20 leitos destinado a pacientes que precisam de monitoramento contínuo. O espaço recebeu o nome da irmã Rosa Maria, colaboradora do HMSVP que foi vítima da Covid-19.
De acordo com a Irmã Glória Querino, integrante da direção do hospital, um dos diferenciais da ampliação é a modernização dos equipamentos. “A gente pode dizer que conseguimos e isso é uma alegria. E cada vez mais o paciente que chega na UTI tem a possibilidade de sair com vida, de sair para a sua casa, ser acolhido na sua família”, afirmou.
Presente na inauguração, o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PT), destacou que cada mudança beneficia a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse equipamento que foi o primeiro local da UTI do São Vicente, foi aqui, era pequenininha, hoje, como a gente pode ver aqui na filmagem, é um espaço amplo, de qualidade, que permite o manejo mais apropriado do paciente, com equipamento de ponta, com equipe também muito boa”, comentou.
As Unidades de Terapia Intensiva são fundamentais para o atendimento de pacientes em estado grave, que demandam suporte avançado de vida, acompanhamento permanente e assistência especializada. O cuidado é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos intensivistas, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais, contribuindo diretamente para o aumento das chances de recuperação e a preservação das funções vitais.
Site Miséria