A Paróquia Nossa Senhora da Penha – Sé Catedral do Crato divulgou a programação especial de celebrações religiosas para marcar o encerramento do ano de 2025 e a acolhida do novo ano de 2026. As atividades litúrgicas acontecem nos dias 31 de dezembro (quarta-feira) e 1º de janeiro (quinta-feira), reunindo fiéis em momentos de fé, gratidão e esperança, sob a proteção de Nossa Senhora, Mãe de Deus.
Celebrações de 31 de dezembro – Quarta-feiraO último dia do ano será marcado por uma programação especial na Sé Catedral, com destaque para a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, vivida já em suas primeiras vésperas.
Às 17h, será celebrada a Santa Missa das Primeiras Vésperas da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, com a entronização da imagem de Nossa Senhora Mãe do Belo Amor, seguida do solene cântico do Te Deum e da Bênção do Santíssimo Sacramento, em ação de graças pelo ano de 2025.
Encerrando a programação do dia, às 22h, acontece a tradicional Missa de Ano Novo, presidida pelo bispo diocesano Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap., reunindo a comunidade católica para agradecer pelas conquistas do ano que se encerra e pedir as bênçãos de Deus para o ano que se inicia.
Celebrações de 1º de janeiro – Quinta-feira
O primeiro dia do novo ano, dedicado à Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, contará com duas celebrações especiais na Catedral.
Às 9h, será celebrada a Santa Missa Solene da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, marcando oficialmente o início do ano litúrgico de 2026 para a comunidade paroquial.
Já no período da noite, às 18h30, acontece a Novena Perpétua em honra de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade do Crato, seguida de Missa Solene, reforçando a devoção mariana e a confiança na intercessão da Mãe da Penha para o novo ano.
Convite aos fiéis
A Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha convida todos os fiéis cratenses e da região do Cariri a participarem das celebrações, vivenciando este momento de passagem de ano em oração, fé e comunhão, iniciando 2026 sob a bênção de Deus e a proteção de Maria, Mãe de Deus e da Igreja.