Iguatu : Restaurante Vila da Telha completa 10 anos e lança novo projeto de decoração, comunicação visual e cultural

Blog do  Amaury Alencar
0

 


Para registrar os dez anos de lançamento e funcionamento, gastrobar Vila da Telha ganhou novo projeto de decoração, comunicação visual e cultural. As obras de arquitetura e artes foram executadas pela arquiteta Luce Galvão e o artista plástico José Nascimento.

O Vila da Telha, empreendimento idealizado pelos empresários Reinaldo e Cália Régia, é um dos endereços gastronômicos mais frequentados da cidade funciona no entorno das praças da Criança e Francisco Airton Jucá de Carvalho, no imóvel pertencente à advogada, professora e poetisa Ósia de Carvalho. Por se tratar de um imóvel antigo, com referências arquitetônicas históricas e patrimoniais relevantes, toda a fachada original foi preservada.

As novas paisagens das paredes internas nos dois vãos de receber os clientes passaram por transformações visuais e de revestimento. As paredes receberam nova textura em granito frio numa ação planejada pela arquiteta Luce Galvão. É também ideia dela a escultura em tom de verniz envelhecido que remete a ‘telhas’, uma alusão ao nome do restaurante e um dos primeiros registros da cidade, antes do topônimo Iguatu.

O artista plástico José Nascimento assinou o painel temático de pincel e tinta sobre parede, com uma estampa de ‘rolo de fitas’, obra que remete ao ‘Pau de Fitas’ uma das manifestações folclóricas mais antigas, lembra as danças juninas apresentadas no mês de junho e têm se transformado numa das maiores festas populares do Brasil.

Humberto Teixeira, Evaldo Gouveia e Eleazar de Carvalho

O painel criado pelo artista plástico expressa nas bordas símbolos e cifras de notas musicais que homenageiam três importantes ícones da música no Brasil e no mundo: os iguatuenses Humberto Teixeira, Evaldo Gouveia e Eleazar de Carvalho. Além das cifras e notas musicais desenhadas nos entrelaços do ‘Rolo de Fita’, Nascimento implementou cada parte com fotos em preto e branco de Humberto, Evaldo e o maestro Eleazar, emolduradas em madeira e vidro, e reveladas em papel especial liso com brilho. No conjunto de fotos a imagem icônica da ponte metálica considerada cartão postal da cidade, instalada e inaugurada em 1916.

Também compondo a decoração do ambiente estão sendo distribuídas em outros pontos do restaurante fotos antigas em preto e branco de pessoas comuns, profissionais e personalidades da cidade, que lembram momentos marcantes de suas vidas como a infância na escola, casamentos, debutantes, comemorações, festas tradicionais e outros registros.

                                                                Jornal a Praça 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)