
A defensora Sâmia Farias tomará posse, em novo mandato como defensora-pública geral do Ceará, às9 horas do dia 17 de dezembro, durante solenidade na sede da Instituição.
O ato terá a presença do governador Elmano de Freitas e reunirá autoridades e representantes das demais instituições do Sistema de Justiça cearense, além de defensoras e defensores públicos do Estado e membros do Conselho Superior da Defensoria.
A atual defensora geral Sâmia Farias obteve 53% dos votos na eleição da Defensoria Pública do Estado (DPCE). O nome dela foi enviado à presidência da Assembleia Legislativa como indicação de Elmano de Freitas para assumir o cargo. A sabatina foi realizada em novembro pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Alece e sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 19 de novembro.
“Os resultados que apresentamos ao final deste ciclo, com 97% das metas do Plano de Gestão 2023/2025 cumpridas, comprovam que conduzimos uma gestão eficiente, responsável e profundamente comprometida com as pessoas que dependem da Defensoria Pública. Não se trata apenas de números: é a demonstração de que conseguimos transformar metas em ações concretas, capazes de alcançar quem mais precisa”, destaca Sâmia Farias.
Perfil de Sâmia Farias
A defensora está na carreira há 17 anos e tem 41 anos. É formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais. Ingressou na classe inicial da carreira da Defensoria Pública em 2008, atuando nas cidades de Trairi, Cascavel, Aquiraz e Fortaleza. É atualmente titular da 8ª Defensoria do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial e Unidade Móvel (Napi) da capital cearense. Na Defensoria Geral, entre os anos de 2016 e 2019, ocupou os cargos de subdefensora geral, secretária-executiva, assessora de desenvolvimento institucional e supervisora do Núcleo de Estágio da Defensoria. Este é o segundo mandato como defensora geral do Ceará.
SERVIÇO
*Defensoria Pública do Ceará – Avenida Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante, Fortaleza.
Jornalista Eliomar de Lima