IFCE de Taua sedia o IX Encontro dos Profetas da Chuva da Região dos Inhamuns

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Foto: Wilrismar Holanda

A IX Edição do Encontro dos Profetas da Chuva da Região dos Inhamuns está confirmada para o início de 2026, no Campus do Instituto Federal do Ceará, em Tauá.

A informação é do professor José Alves Neto em contato com o Blog do Wilrismar na manhã de hoje (28/12). Ele lembrou que em 2025, o evento foi realizado na sede do IFCE na cidade de Boa Viagem.

O Encontro está marcado para o dia 08 de janeiro (quinta-feira), com início previsto para às 8h da manhã no Auditório do IFCE de Tauá e deverá contar com as presenças de observadores da natureza das regiões dos Inhamuns e do Sertão Central. O evento celebra e preserva o conhecimento tradicional dos agricultores do sertão cearense que fazem suas previsões observando os diversos sinais da natureza.

O IX Encontro é uma parceria entre os campus do IFCE de Tauá e Boa Viagem, Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Tauá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tauá e Cagece.

A programação oficial será divulgada nos próximos dias.

Previsões da meteorologia sobre o inverno de 2026 preocupam

A previsão da NOAA para o inverno de 2026 (hemisfério norte) aponta para a continuação de um La Niña fraco no início do ano, com transição para um cenário de Neutralidade Climática no primeiro semestre, e chances de desenvolvimento de um El Niño no segundo semestre, gerando um clima mais imprevisível, com impactos regionais no Brasil, trazendo chuvas irregulares e risco de extremos, com o fim do La Niña em meados de 2026. O ano marca uma grande transição climática após um período de La Niña, com o fim do fenômeno abrindo caminho para cenários mais incertos e variados. 

Ao longo de 2025, boa parte do ano permaneceu sob neutralidade climática, ou seja, sem grandes desvios de temperatura oceânica. No entanto, os modelos mais recentes apontam para a consolidação de um La Niña fraco entre o último trimestre de 2025 e o início de 2026, cenário reforçado pela revisão publicada pela NOAA em dezembro.

O que é o NOAA?

A NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) é uma agência científica do governo dos EUA, ligada ao Departamento de Comércio, responsável por monitorar, prever e estudar as mudanças no clima, tempo, oceanos e costas, além de gerenciar recursos marinhos e fornecer dados cruciais para alertas de desastres naturais, como furacões, sendo uma referência global em ciência ambiental e climática.  

Repórter Wilrismar Holanda

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)