
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará – TRE-CE adiou, mais uma vez, o julgamento do recurso que pede a cassação dos mandatos do prefeito de Iguatu, Roberto Filho (PSDB), e do vice Francisco das Frutas (PSDB). A análise da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que estava prevista para esta sexta-feira, 7, foi retirada de pauta e remarcada para a próxima terça-feira, 11 de novembro, às 9h.
O novo adiamento ocorreu após o retorno do desembargador Emanuel Leite Albuquerque, que havia se afastado por licença médica.
Durante a sessão, o advogado da coligação “Pra Mudar Iguatu”, adversária da chapa do prefeito nas últimas eleições, levantou uma questão de ordem. Ele argumentou que, diante da suspeição declarada pelo desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite, qualquer novo pedido de vista deveria ser coletivo.
O Tribunal, porém, entendeu que o pedido de vista anterior não chegou a se consolidar, o que permite que outro magistrado possa solicitar mais tempo para análise do processo quando o julgamento for retomado.
Essa não é a primeira vez que a análise do caso é adiada. No último dia 24 de outubro, a sessão foi suspensa após Luiz Evaldo Gonçalves Leite pedir vista, alegando ter sido convocado para compor a sessão apenas um dia antes e ressaltando a complexidade do processo. Em sessão posterior, no dia 3, o magistrado se declarou suspeito por entender que não poderia atuar com plena imparcialidade.
A suspeição pode ocorrer em situações como amizade íntima, inimizade pública, interesse pessoal no resultado, aconselhamento prévio às partes ou vínculos financeiros e societários com envolvidos no processo.
Até o momento, o relator do processo, desembargador Wilker Macedo Lima, foi o único a votar, posicionando-se pela cassação do prefeito e do vice sob a justificativa de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais.

Confiança
O prefeito Roberto Filho acompanhou a sessão em Fortaleza e, após o adiamento, se pronunciou em suas redes sociais. “Recebo esse adiamento com serenidade e fé. Sei do propósito que me trouxe até aqui e da retidão com que conduzimos cada passo da nossa caminhada. Nada vai abalar o trabalho que estamos realizando por Iguatu, um trabalho feito com amor, responsabilidade e dedicação diária”, afirmou.
Ele acrescentou que segue confiante. “Eu e ‘Francisco das Frutas’ seguimos firmes, de cabeça erguida, acreditando na justiça de Deus e na força de uma cidade que não para de crescer. O tempo da verdade sempre chega, e até lá, seguimos cuidando do que mais importa: o futuro de Iguatu e o bem da nossa gente”, escreveu.
Mais Fm Iguatu