foto : o Kariri
foto : G1 Globo
A população de três municípios das macrorregiões Cariri e Centro-Sul do Ceará — Abaiara, Iguatu e Juazeiro do Norte — vive a expectativa pela sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) marcada para esta terça-feira, 11 de novembro. A Corte irá analisar recursos em Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que envolvem os prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2024 nas referidas cidades. Os casos tratam de acusações de abuso de poder econômico e político, com decisões de primeira instância que resultaram em cassações e pedidos de novas eleições.
Em Abaiara, o processo retornará à pauta após o pedido de vista feito pelo desembargador Wilker Macêdo Lima, no último dia 4 de novembro. O relator do caso, desembargador José Maximiliano Machado Cavalcanti, já havia se manifestado pela rejeição da preliminar de ilegitimidade ativa da agremiação autora, levantada pela defesa do prefeito Ângelo Furtado, o Angim (PT), e do vice, Ricardo Leite (PT). Ambos foram cassados em primeira instância sob a acusação de abuso de poder econômico nas eleições de 2024, e aguardam a decisão final do colegiado.
No município de Iguatu, maior cidade da região Centro-Sul, o TRE-CE também deve retomar o julgamento que analisa a situação do prefeito Carlos Roberto Costa Filho (PSDB) e do vice Antônio Ferreira de Souza (PSDB). O caso havia sido interrompido após pedido de vista do desembargador Luiz Evaldo Gonçalves Leite.
O relator, desembargador Wilker Macêdo Lima, votou pela cassação dos mandatos e pela inelegibilidade por oito anos, além da realização de novas eleições