
Deputado Federal José Guimarães (PT) e Gleisi Hoffmann (PT), ministra das Relações Institucionais. Foto: Reprodução / Redes Sociais.
Nesta quarta-feira (5), 50 prefeitos cearenses participam, em Brasília, de um encontro no Palácio do Planalto com o objetivo de aproximar relações dos municípios junto ao Governo Federal. O momento é promovido pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República e foi articulado pelo líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT).
O encontro conta com a presença da ministra das Relações Institucionais Gleisi Hoffmann (PT), secretários e representantes de diferentes órgãos federais. De acordo com Guimarães, além da aproximação com o Governo Federal, outro ponto a ser alcançado é a prestação de contas dos três anos do governo Lula (PT).
“Tanto a ministra Gleisi como eu vamos apresentar um balanço disso e fazer sugestões para 2026, que é um ano fundamental na agenda política do Brasil. É claro, além da pauta que nós discutimos e aprovamos projetos muito importantes para o Brasil, de segunda até ontem à noite (4)”, disse.
Ainda, segundo Guimarães, a expectativa é que, a partir dessa aproximação, os prefeitos possam compreender melhor os mecanismos de captação de recursos, execução de obras e articulação de novos projetos, especialmente ligados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Programação do encontro
Entre os temas a serem discutidos estão:
- O PAC no Ceará: avanços, obras estruturantes e perspectivas de investimento, com apresentação do secretário da Casa Civil, Maurício Muniz Barreto de Carvalho.
- A relação federativa na saúde pública e o papel estratégico do Ceará, feito pela secretária executiva adjunta do Ministério da Saúde, Juliana Carneiro.
- O papel do diálogo político e da unidade entre partidos aliados no desenvolvimento regional, a ser administrada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
O cronograma também abarca uma fala da presidenta do FNDE, Fernanda Pacobahyba, sobre os investimentos e programas do fundo voltados à educação básica no Ceará. Por fim, o encerramento político ficará a cargo de José Guimarães, que fará uma fala voltada às pautas municipais e à integração entre o Governo Federal aos municípios cearenses.