TJCE entrega à população da Comarca de Aracati novo Fórum, mais acessível, moderno e eficiente

Blog do  Amaury Alencar
0



 Com um projeto arquitetônico mais moderno, inclusivo e funcional, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inaugurou, nesta quarta-feira (29/10), o novo prédio do Fórum Ministro Jesus Costa Lima, na Comarca de Aracati. A estrutura contempla melhorias significativas em acessibilidade, promovendo um ambiente mais acolhedor e acessível a todas as pessoas.

O diretor do Fórum de Aracati, juiz Lucas Rocha Solon, destacou o impacto positivo da nova estrutura para o atendimento mais humanizado à população. “O novo Fórum representa não apenas o avanço na estrutura judiciária na Comarca, mas também o fortalecimento da cidadania, da justiça e da democracia. Que este espaço seja, acima de tudo, um local de escuta, de respeito e de equidade, que cada cidadã(o), seja qual for sua origem, condição ou história, encontre acolhimento, justiça e a certeza de que seus direitos serão protegidos.”

Durante a cerimônia, o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, ressaltou que a relevância do novo equipamento. “A essência dessa conquista é fruto de valoroso trabalho de juízas e juízes, servidoras e servidores, membras(os) do Ministério Público, da Advocacia, e da Defensoria que atuam neste espaço. Nada disso surtiria efeito se não fossem essas pessoas que têm compromisso com a sociedade. É um momento de festa para todos que trabalham no Sistema de Justiça, momento de reafirmar o compromisso da prestação jurisdicional célere e qualificada.”

Para a prefeita da cidade, Roberta Cardoso, o espaço contribui para a construção de uma cidade mais justa, humana e desenvolvida. “Esse espaço representa um grande avanço para a nossa cidade, um lugar mais moderno, acolhedor, onde a população poderá buscar seus direitos com mais conforto e dignidade. Que essa nova sede do Fórum seja, portanto, um símbolo da presença viva da Justiça mais próxima, acessível, humana e eficiente.”

 

UM SONHO REALIZADO

 

Com mais de três décadas dedicados ao Judiciário, o servidor Moacir Silvério expressou a emoção de ver um antigo sonho realizado. “Esse novo Fórum era um sonho para todos nós. A nova estrutura, a segurança, a climatização e a tecnologia que recebemos não deixam a desejar, é uma estrutura excelente como na Capital. Parabéns para nós e para o Tribunal, que nos deu essa possibilidade de ter um espaço de trabalho mais confortável.”

 

Imagem com várias pessoas que participaram do evento
O novo Fórum vai otimizar os serviços oferecidos à população

 

A oficiala de Justiça Ana Cláudia celebra a evolução do ambiente de trabalho em quase 30 anos na função. “Quando comecei a atuar na comarca, o cenário era uma casa alugada, sem forro, com processos em cima de um balcão de madeira, sem segurança nenhuma. Hoje trabalhamos em uma estrutura moderna, sendo o prédio mais moderno que temos na cidade, então é um grande orgulho poder trabalhar em uma estrutura como essa”.

A diretora de secretaria da Vara Única Criminal e servidora do TJCE há dez anos, Marquênia Oliveira, destaca a importância das melhorias estruturais para atender a população. “Além do espaço físico que vai nos ajudar com o salão do júri mais equipado, maior e mais estruturado, foi criada uma secretaria única, onde todas as secretarias estarão reunidas em um espaço com conforto e melhor dinâmica. Foi instalada, ainda, uma CAJ, que facilitará o atendimento às(aos) jurisdicionadas(os), o que hoje é feito pelas(os) servidoras(es) de cada vara”, pontuou.

A comunidade também comemorou. Moradora do bairro onde o novo Fórum foi construído, Edivânia Correia compartilhou sua alegria. “Como moradora, é um privilégio muito grande receber o Fórum em nosso bairro. Ele vem para valorizar a nossa cidade com essa estrutura muito bonita”.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO AMPLIADO

 

Na ocasião, foi inaugurada mais uma Central de Atendimento Judicial (CAJ), iniciativa que visa ampliar o acesso à Justiça por meio de um atendimento humanizado e multicanal, com serviços como informações sobre processos em tramitação, emissão de senhas processuais, certidões, custas judiciais e orientações sobre procedimentos como autorização de viagem, entre outros.

 

CEJUSC E SALA DA(O) ADVOGADA(O)

 

Dentre os espaços do novo prédio, destacam-se duas salas de audiências do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), além da Sala Advogado José Maria Calixto Pinheiro, local de apoio às advogadas e advogados que vão até a Comarca.

A presidente da Seccional do Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Christiane Leitão, destacou que a sala disponibilizada para as(os) advogadas(os) é resultado de um diálogo permanente e democrático com o TJCE. “A Advocacia é uma grande porta-voz para essas melhorias de estruturas nas comarcas, com diálogos que vem sendo acolhidos pelo Judiciário. A sociedade ganha com este novo Fórum, que trará um atendimento humanizado às(aos) advogadas(os) e aos seus clientes.”

 

PRESENÇAS

 

Também presentes ao evento o supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Francisco Lucídio de Queiroz Junior; deputado estadual Guilherme Bismarck; juíza auxiliar da Presidência do TJCE, Sirley Pacheco; secretário de Administração e Infraestrutura do TJCE, Pedro Sampaio; além de representantes do Ministério Público, da Defensoria, instituições de ensino, demais magistradas, magistrados, servidoras, servidores e convidadas(os).

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)