O Quantum é, possivelmente, o exemplo que melhor ilustra a situação. O microscópio virtual possui uma qualidade de foco superior a outros e é parte vital da análise balística. O aparelho foi adquirido pelo Governo do Ceará por mais de R$ 1,3 milhão e é único na América Latina.
Há 9 anos na Pefoce, Gervásio Fontenele, 47 anos, é um dos oito peritos criminais do setor de balística. O profissional explicou o passo a passo dentro de um caso. Após a cena criminosa, a equipe de campo leva até o setor um ou mais projéteis deflagrados no local. Então, é necessária a realização de uma comparação entre o objeto trazido e outro projétil criado em ambiente controlado, dentro de um tanque coletor que é capaz de suportar diversos calibres, inclusive .556 e .765 (fuzil). Todo o processo de investigação é finalizado com a utilização do Quantum dentro da análise.
“Antes tudo era feito com o uso de um microscópio óptico VisionX, que ainda é utilizado pela equipe nos casos, mas de uma maneira complementar. A análise de um par de projéteis que demorava 1h30 agora é feita em 30 minutos. Quando projetamos esse ganho de tempo em um maior número de projéteis, armas, é algo bastante substancial”, disse Gervásio. |