
Pela primeira vez em Paracuru (CE), o Festival ABCDança Transpetro oferece, neste final de semana (11 e 12 de outubro), apresentações e atividades formativas no Centro Cultural Companhia de Dança. A 16ª edição do evento inclui espetáculos das companhias de Diadema (SP) e João Pessoa (PB), além de apresentações dos alunos da Escola de Dança de Paracuru.
No sábado (11), o público poderá conferir os espetáculos “Temperados”, dos aprendizes da Escola de Dança de Paracuru, e “EU por detrás de MIM”, da Companhia de Danças de Diadema. No domingo (12), será apresentada a obra “Terreiro Envergado”, do Coletivo Tanz (João Pessoa/PB), e o resultado da residência artística realizada com a Paracuru Companhia de Dança, sob orientação da diretora Ana Bottosso, de Diadema.

Além das apresentações, o festival promove oficinas gratuitas: MoveYoga – Yoga Que Dança, Dança Que Cuida, com Daniele Santos, no sábado, e Corpo-Cena: Jazz Funk em Performance, com Noemi Esteves, no domingo. As atividades são abertas a interessados a partir de 15 anos para Yoga e 16 anos para Jazz Funk.
Esta edição marca a primeira vez que o festival circula fora de São Paulo. Antes de chegar a Paracuru, o evento passou por São Gonçalo do Amarante (CE) e seguirá para São Luís (MA). Em solo paulista, a mostra passou por sete municípios, com apresentações, oficinas e residências artísticas. Após o Nordeste, o festival retorna a Diadema, incluindo atividades para pessoas com deficiência física.
O Festival ABCDança Transpetro é realizado pela Associação Projeto Brasileiro de Dança (APBD) e pela Companhia de Danças de Diadema, com patrocínio da Transpetro, por meio da Lei Rouanet. A iniciativa promove a circulação da dança brasileira, a formação de novos públicos e o intercâmbio cultural, fortalecendo a inclusão e valorizando a diversidade artística.
Serviço – Festival ABCDança Transpetro em Paracuru
Local: Centro Cultural Companhia de Dança – R. Pedro B. Meireles, 175, Boca do Poço
Sábado, 11/10
- 10h às 12h | Oficina MoveYoga – Yoga Que Dança, Dança Que Cuida, com Daniele Santos (a partir de 15 anos)
- 19h30 | Espetáculos “Temperados” e “EU por detrás de MIM” (classificação livre)
Domingo, 12/10
- 10h às 12h | Oficina Corpo-Cena: Jazz Funk em Performance, com Noemi Esteves (a partir de 16 anos)
- 19h30 | Apresentação do resultado da residência artística e espetáculo “Terreiro Envergado” (classificação livre)
Realização e Apoio: Ministério da Cultura, Governo Federal, Transpetro, Prefeitura de Paracuru e parceiros culturais locais.