5ª edição do Festival Internacional de Máscaras do Cariri acontece de 18 a 23 de novembro no Crato

Blog do  Amaury Alencar
0


Pessoa se apresentando no Festival Internacional de Máscaras do Cariri. Na foto mostra um homem na frente de uma tenda colorida.

Apresentação nao Festival Internacional de Máscaras do Cariri. Foto: Sâmia Costa.

Bruna Santos

 5ª edição do Festival Internacional de Máscaras do Cariri (FIMC) será realizada entre os dias 18 e 23 de novembro. Com o tema “Conexões Confluentes”, o evento reunirá mais de 30 apresentações nacionais e internacionais; além de cortejos culturais, seminário, oficinas e atividades formativas que prometem integrar a arte e o pensamento.

Neste ano, o festival, que tem entrada gratuita, inspira-se na filosofia do pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, com o propósito de convidar o público a celebrar a diversidade cultural como fonte de criação e partilha.

Reconhecido como o principal evento de mascaramento do Brasil, o FIMC contará com artistas de diversas nacionalidades, como Brasil, Portugal, Itália, México, Argentina, Peru, Espanha e Cabo Verde. O encontro também reunirá Mestres e Mestras da cultura popular, que compartilharão seus saberes ancestrais.

O mote “Conexões Confluentes” faz referência ao festival como uma correnteza, um fluxo que atravessa corpos, territórios e tempos, entrelaçando expressões artísticas que se reconhecem na diferença.

As atividades serão distribuídas em vários espaços do Cariri: Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Teatro do Sesc Crato, Largo da RFFSA, Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (Urca) e a sede da ONG Beatos, organizadora do festival.

Cortejo de máscaras nas ruas do Crato. Foto: Anderson China

Programação

Entre os destaques da programação estão o Encontro da Menor Máscara do Mundo, as exposições “Composé de Cauris”, além da mostra “Máscaras Encantadas da Chapada”, do mestre caririense Aécio de Zaira. 

Também haverá o seminário “Mascaramento e Outras Confluências”. O público também poderá acompanhar apresentações de grupos do Brasil, Portugal, Itália, México, Argentina, Peru, Espanha e Cabo Verde.,

Para mais informações, acesse a página oficial do evento.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)