
Foto: Jota Lopes / Agência Caririceara.com
População reclama da proliferação de pragas e sugere instalação de academia popular no local
Um terreno baldio localizado ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Salesianos, em Juazeiro do Norte, tem se tornado motivo de preocupação para os moradores da região. O espaço, que deveria estar limpo ou ter algum uso público, vem sendo usado irregularmente para o despejo de entulhos e lixo doméstico, o que tem causado a proliferação de pragas como ratos, escorpiões, baratas e mosquitos.

Segundo relatos de moradores, o problema tem se agravado nos últimos dias. A proximidade com a unidade de saúde, que atende centenas de pessoas semanalmente, aumenta ainda mais a indignação da comunidade.
Já encontramos escorpiões dentro de casa. É um risco constante, principalmente para quem tem crianças ou idosos. Sem contar o mau cheiro e os mosquitos — afirma uma moradora que pediu para não ser identificada.

Além dos transtornos causados à saúde e à segurança dos moradores, o local também compromete a estética e o bem-estar da vizinhança.
Veja o vídeo:
Sugestão de solução
Em busca de uma solução, os moradores têm sugerido à Prefeitura de Juazeiro do Norte que o terreno seja limpo e transformado em um espaço de convivência e promoção da saúde. Uma das ideias mais mencionadas é a instalação de uma academia popular, nos moldes das que já existem em outras localidade da cidade.
— Seria um espaço útil para todos. Melhoraria a segurança, a saúde e ainda incentivaria a prática de exercícios físicos — destaca José Carlos, morador da região há mais de 20 anos.
A comunidade aguarda agora um posicionamento do poder público, na esperança de que o espaço possa ser transformado em benefício da população local, ao invés de continuar servindo como depósito irregular de lixo.
Caririceara