
A Escola de Música Popular Humberto Teixeira sediou reunião do Comitê Gestor Territorial do PRODETER Turismo do Centro-Sul. O encontro contou com a participação de Antônio Carlos, do Banco do Nordeste, e secretários de Cultura e Turismo de Iguatu, Icó, Orós e Jucás, municípios que estão interligados em projetos voltados para o desenvolvimento desses setores de forma regional.
Durante o encontro, a principal pauta foi a elaboração de um calendário integrado de eventos para a partir de 2026, visando uma identidade regional para alavancar o potencial turístico de cada município. O calendário terá apoio financeiro do Centro Cultural Banco do Nordeste, que através de programa cultural já vem investindo e incentivando iniciativas nesta região.
Na oportunidade o secretário executivo do Turismo de Iguatu, João Alverne, apresentou um projeto com o tema “Turismo nosso negócio gera emprego”. “Dividimos esse momento importante com outros secretários de turismo das cidades de Orós, Cariús e Icó, além do representante do Banco do Nordeste, Antônio Carlos. Esse encontro teve como objetivo organizar o calendário de atividades turística da região Centro-Sul para que sejam em datas diferentes, além da criação de um site de visibilidade dos atrativos turísticos e serviços neste segmento. Eu participei dessa reunião também como membro da Rota das Tradições, que é Iguatu, Jucás, Icó e Orós. Essa reunião contou com esses dois momentos, visando o desenvolvimento territorial de incentivo e fomento ao turismo”, pontuou João Alverne.

Trabalho integrado
De acordo ainda com Alverne, encontro foi importante pela discussão dos temas em pauta em que cada secretário apresentou os eventos que realizam durante o ano. “Além da criação de um site com informações dos pontos turístico de cada município, monumentos, bares, restaurantes, prédios históricos, e o calendários de eventos, com datas que cada um acontece para que não aconteça um choque de datas”, destacou avaliando a importância desses encontros para que possam fazer um trabalho integrado. “Importante porque o turista vai ter uma rota de visitação, por exemplo, não vir só a Iguatu, ou Orós, Icó, Jucás, mas que ele possa conhecer esse circuito regional”, pontuou Alverne.
O PRODETER, Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, visa potencializar atividades produtivas regionais para fomentar e fornecer financiamento para o Turismo.
Jornal a Praça