
A mensagem está sendo passada também pelas redes sociais: “Veste o rosa, calça os tênis e vem fazer história”, esse é um dos objetivos da Primeira Corrida de Rua de Iguatu Move Elas, projeto de um grupo de profissionais da Educação Física, todas mulheres, com o foco de atingir outras mulheres para a importância da prática de atividades físicas e a conscientização contra o câncer de mama.
O evento está marcado para o dia 5 de outubro, na Avenida Fransquinha Dantas. A intenção é reunir nesta primeira edição pelo menos 200 mulheres, todas vestidas de rosa, formando grande rede de prevenção, unidas em um só propósito: qualidade de vida e bem-estar além da estética.
A ideia é realizar uma corrida/caminhada em alusão ao ‘Outubro Rosa’, campanha que incentiva o autocuidado e promove a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. O projeto também lembra as mulheres sobre a importância da prática de atividades físicas regulares, da realização de exames de rotina (como autoexame e mamografia) e de estilo de vida saudável, fatores que são cruciais para a detecção precoce e o sucesso do tratamento da doença.
Vitória Cândido, personal trainer, idealizadora do projeto, convidou outras profissionais da Educação Física, ressalta a importância desse momento. “É um projeto social com o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos e nessa primeira edição a gente colocou como foco mulheres por ser outubro o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. Pensamos em realizar essa corrida, por ser um esporte que está bastante em ascensão. Além da corrida, vamos levar várias informações”, explicou.

Perfil
Foi criado um perfil no Instagram que é um canal direto voltado para as mulheres. “Nesse perfil vamos passar várias orientações sobre a importância da prática de exercícios físicos, orientações de saúde, empoderamento feminino, entre outras tantas ações com o foco também na prevenção do câncer de mama, quanto nos cuidados pós-câncer ou outros tipos de doenças”, disse.
Alana Chaves, personal trainer, pontuou que o intuito da iniciativa é mostrar a importância da prática de atividades físicas, e estimular também as mulheres, principalmente com a prevenção de cânceres, entre esses o de mama e o de útero. “Trouxemos o projeto para o mês de outubro por conta de ser voltado para a conscientização do câncer de mama e buscamos incentivar a prática de atividade física, indicada para prevenção de vários tipos de problemas de saúde”, explicou.
Alana destaca que nesse primeiro momento o projeto será apenas para duzentas mulheres. “Além da corrida e caminhada, vamos trazer outras modalidades como dança, alongamento, sorteio de brindes, lanche. Estamos com apoio da prefeitura e outros parceiros com o objetivo de desenvolver esse projeto de uma forma bem dinâmica e proveitosa”, pontuou, ressaltando ainda que estão buscando mais parceiros para o projeto.
O evento é gratuito, com a inscrição 2kg de alimentos não perecíveis que serão revertidos em doações. As vagas são limitadas apenas a 200 mulheres, por questões mesmo de custos. Por isso estão buscando mais parcerias.
As pessoas interessadas em conhecer mais o projeto Move Elas ou ser parceiro bastam entrar em contato pelo perfil. @move.elas no Instagram.
Jornal a Praça