Eliana Estrela articula pré-candidatura a deputada estadual pelo PT em 2026.

Blog do  Amaury Alencar
0



                                                                      foto  Seduc  

 Secretária da Educação do Ceará e com forte base na região do Cariri, ela surge como um dos nomes de renovação do partido para a Assembleia Legislativa, com apoio do ministro Camilo Santana.

 

A secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, começa a ser ventilada como forte nome para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado (ALCE) nas eleições de 2026. Considerada uma das pastas de destaque no governo Elmano de Freitas (PT), ela articula nos bastidores para viabilizar sua pré-candidatura.

 

A movimentação de Eliana Estrela conta com um significativo apoio de peso: o do ministro das Cidades, Camilo Santana (PT), que a projetou politicamente. A ideia é que ela seja uma das apostas da região do Cariri para a ALCE, ao lado de outros nomes aliados, como o ex-prefeito do Crato Zé Ailton Brasil (PT).

 

Além do respaldo de Camilo, a secretária mantém uma boa relação de amizade e articula um apoio importante: o do deputado federal Idilvan Alencar (PDT). Ex-secretário de Educação nos governos Cid Gomes (PDT) e Camilo Santana, e atual titular da pasta na gestão do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), Idilvan deve concorrer à reeleição para a Câmara dos Deputados.

 

A base eleitoral de Eliana Estrela é apontada como um de seus trunfos. Sua força está concentrada no segmento educacional, não apenas no Cariri, mas em todo o estado, fruto de sua passagem à frente da Secretaria da Educação (Seduc). Na região de onde é originária, ela possui forte ligação com o corpo docente da Universidade Regional do Cariri (Urca) e com as direções das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes).

 

Internamente no PT, a avaliação é de que Eliana Estrela possui grandes chances de se eleger. Sua candidatura é vista como uma oportunidade de oxigenação da bancada petista na Assembleia Legislativa, trazendo um quadro novo e com ampla capilaridade em um setor fundamental e com grande capilaridade eleitoral: a educação.

 

A articulação ainda está em fase inicial, mas a secretária demonstra firmeza na construção de sua viabilidade para a disputa, que deve se consolidar nos próximos meses.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)