O que se viu ontem na cidade do MUCAMBO no Ceará, por ocasião da presença da EXPOSIÇÃO DO MUSEU ITINERANTE DE PALEONTOLOGIA E ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, foi a união harmônica entre a Academia, o Poder Públco Municipal e a Sociedade que marcaram presença para prestigiar, conhecer e admirar os vestígios da Arqueologia e da Paleontologia montados cronologicamente em espaços adequados de forma didática.
Para muitos, é uma espécie de visão enigmática que os remete a um passado excepcional e ao mesmo tempo, é desafiador imaginar como viviam seres humanos e animais há milhares de anos, consequentemente é uma atração motriz que fascina o homem, seja ele criança, adolescente ou adulto, buscam conhecer as linhas da evolução humana e animal em nosso Planeta.
Na abertura oficial da EXPOSIÇÃO ITINERANTE DO MUSEU DE PALEONTOLOGIA E ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, esteva uma luzida comunitiva local: Prefeito Municipal Elenilson Queijeiro, Vereador e Presidente da Câmara dos Vereadores Elton Alves, Secretário da Educação Carlos Gomes, Chefe do Gabinete Júnior Freire, Secretário da Cultura e Turismo Benedito Arnóbio Teles de Araújo, Secretário Adjunto da Cultura e Tureismo Arthur Aguiar Magalhaes, Ex Prefeito Canarinho, Professores, Estudantes, etc.
Trata-se do Projeto de Extensão O MUSEU VAI À ESCOLA: exposição itinerante de Paleontologia e Arqueologia tem como NORTE, oferecer à sociedade cearense a oportunidade de conhecer objetos arqueológicos e paleontológicos que se encontram em museus ou centros de de pesquisas, especialmente no LABORATÓRIO DE BIOARQUEOLOGIA TRANSLACIONAL (LABBT), através de exposições itinerantres em escolas e universidades do Ceará, contribuir para o conhecimento do MODUS VIVENDI DOS ANTIGOS GRUPOS HUMANOS E DOS ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS, desenvolvendo o gosto pelas Ciências da Arqueologia e Paleontologia.
A equipe de pesquisadores presentes na cidade do Mucambo estava assim composta: o renomado médico, professor, pesquisador e cientista da UFC Dr. Prof. MANOEL ODORICO DE MORAES FILHO, o curador do museu ANTONIO SILVIO TEIXEIRA DOS SANTOS, Bioarqueólogo e doutorando em Medicina Translacional da UFC, LUCAS RAMON PORTO ASSIS, formado em Letras e mestrando em Medicina Translacional, SEBASTIAN LACERDA, arqueólogo, antropólogo e entomólogo forense e doutorando em Medicina Translacional e Pesquisador do Laboratório de Bioarqueologia Translacional (LABBAT) do NPDM da UFC, com trabalhos em vários Países e PAULO HENRIQUE ALVES DA COSTA.
A Diretora do Ginásio Deputado Manoel Rodrigues Profa. Luzia de Almeida Lopes, que sediou a exposição, nos afirmou que não tem palavras adjetivas para definir a "importância do evento da UFC", um acontecimento indelével que está registrado nos Anais da História do Município do Mucambo, a opinião é geral: ontem respiramos, cultura, a genuina cultura que tanot bem nos fazem.
Esse sentimento expressa, é geral, a UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, não sabe o bem que fez a esta comunidade, que essa Academia continue nessa linha de vanguarda da Arqueologia e da Paleontologia, temos sede por conhecimentos e mque outros eventos desse porte venha para nos fortalecer culturamente, assimi seremos, membros de uma comunidade sábia, decente e pronta para o convívio pacífico em sociedade, porque a História continua viva com esse trabalho.