A Universidade Federal do Ceará - UFC deu um gigantesco passo em prol da consolidação das Ciências Arqueológicas e Paleontológicas através do Projeto de Extensão MUSEU ITINERANTE DE PALEONTOLOGIA E ARQUEOLOGIA, que está percorrendo o Estado do Ceará, levando informações precisas, técnicas e científicas para os mais longínquos municípios cearenses com uma "equipe de renomados professores, pesquisadores, cientistas e técnicos de notório saber em diversas áreas, se disponibilizam para repassar a sociedade as mais vastas informações sobre Grupos Pré Históricos que habitaram o solo cearense, além dos fósseis do Nordeste do Brasil (Paleoictiofánula da Chapada do Araripe).
O blog do Amaury Alencar e o site Matheus Repórter Cariri, sediados na cidade do Crato, na Região do Cariri, Estado do Ceará, ouviu a opinião de vários estudantes no Município de Pacujá e Mucambo, onde a aludida Exposição esteve recentemente. Destacamos os seguintes comentários:
FRANCISCO GLAUBER SOUSA AGUIAR (15), 9º ano da da EEF Maria Vânia Farias Linhares (Mucambo), se disse surpreso com o que viu e aprendeu por ocasião da sua passagem sobre a exposição, para ele, essencial, para que as pessoas possam entender melhor sobre como viveram o homem e os animais primitivos, uma lição para a vida. Uma exposição que é uma sala de aula, um laboratório muito importante para o Estado e o Brasil. Irei repassar as informações para meus pais, consequentemente, eles também ficarão maravilhados.
ANA MARIA (15), 9º ano da EEF Maria Vânia Farias Linhares (Mucambo), esse momento para mim é enriquecer para nosso conhecimento, a Exposição Itinerante de Paleontologia e Arqueologia da UFC, nos esclarece de forma didática e direta de onde viemos e como fomos formados , para mim é uma grande novidade, estou feliz pelos conhecimentos adquiridos, onde poderei falar com mais propriedade sobre o assunto com colegas e familiares.
KAIQUE DA SILVA LINHARES, 2º ano ensino médio da EEF José Cláudio de Araújo, para ele o mais importante foi sobre o conhecimento de como viveram o ser humano e os animais em época remota, esta Exposição Itinerante de Paleontologia e Arqueologia da Universidade Federal do Ceará, Me senti um pesquisador nas duas áreas da Ciência que a exposição nos mostra, um momento enriquecedor para meus conhecimentos e a sociedade de maneira geral.
JANICE ROCHA ESTEVÃO, 2º ano B do ensino médio da EEF José Cláudio de Araújo, estou presenciando aqui, um estudo científico de alto valor cultural, aprendendo de forma construtiva como viveram os seres humanos e animais na era Primitiva. Os pesquisadores, professores, arqueólogos e cientistas aqui presentes, nos passaram de forma didática, conhecimentos que jamais imaginei que pudesse ter nos dias de hoje. Que venham mais eventos dessa envergadura para a nossa Região e município, precisamos, porque, temos sede por conhecimento.
JORGE DE MOURA (um dos mais respeitados ambientalistas do Semiárido Nordestino, com passagens em vários municípios do Brasil e Exterior, considerado o melhor monitor de turismo do País pelo PNMT/EMBRATUR/OMT), responsável pela ida da Exposição Itinerante de Paleontologia e Arqueologia da Universidade Federal do Ceará - UFC, agradeceu o irrestrito apoio do Dr. Profº Manoel Odorico de Moraes Filho, médico, pesquisador e cientista por esta oportunidade, excelsa por sinal, ele ao levar o Projeto de Extensão da UFC para Mucambo e Pacujá comprova sua sensibilidade e responsabilidade com a sociedade cearense e brasileira, ele não deixa o CONHECIMENTO dentro da Academia, leva até as mais longínquas comunidades cearense por ter compromisso social com o Brasil.
Lembrando, que as autoridades de ambos municípios, deram seu irrestrito apoio para esse acontecimento.
O ambientalista Jorge de Moura com atuação marcante em várias áreas seja ela social, cultural, histórica, ambiental, arqueológica, paleontológica, jornalística, etc., por onde passa deixa sua marca fincada.
Ele agradeceu o apoio do blog do Amaury de Alencar e o site Matheus Alencar Repórter Cariri idealizadores do Prêmio Protetor da Caatinga, um dos mais importantes do Semiárido Nordestino que laurea pessoas físicas e jurídicas, que se destacam no trabalho de proteção ao Bioma Caatinga. Se disse feliz e surpreso pelo alcance do blog que hoje oscila entre 90 a 100.000 visualizações, cujas postagens refletem o dia a dia dos acontecimentos em tempo real, um trabalho suado, com responsabilidade e ética profissional.
"Conheço a trajetória histórica de vida desse profissional da comunicação com passagem por grandes veículos da comunicação seja jornal, rádio ou tv, ele soube fazer o diferencial", finalizou Jorge de Moura

