O prefeito de Santana do Cariri, Samuel Cidade Werton (PT), participou na manhã desta quinta-feira (07), no Centro Cultural do Cariri, em Crato, do lançamento do Programa Kariri Criativo e da apresentação do Programa Rouanet Nordeste, que prever um investimento de R$ 40 milhões voltados à democratização e nacionalização de recursos para o setor produtivo cultural em seis municípios da região: Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Missão Velha, Santana do Cariri e Nova Olinda.
O Kariri Criativo tem como objetivo articular políticas públicas municipais, estaduais e federais voltadas à economia criativa, a partir da construção de uma agenda federativa que fortaleça a produção, comercialização e o consumo de bens e serviços culturais no território caririense. O programa está fundamentado em valores como cidadania, democracia, biodiversidade, diversidade cultural, inclusão produtiva, sustentabilidade, inovação e bem-estar, colocando a cultura como eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
Durante o evento, que contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da secretária de Cultura do Ceará, Luiza Cela, do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, além de prefeitos, secretários municipais de cultura e representantes da cultura regional, foi destacada a importância das iniciativas. Segundo a ministra, os programas marcam um novo momento de fomento à cultura brasileira, promovendo soberania, inclusão e transformação. “Estamos diante de políticas públicas que vão repercutir por todo o país, promovendo o protagonismo regional e o fortalecimento da identidade cultural brasileira”, afirmou Margareth.
Para o prefeito Samuel Cidade Werton, o momento é histórico para Santana do Cariri e para o Cariri como um todo. “Estamos construindo um novo caminho para a valorização da nossa cultura, da nossa identidade e da nossa gente. Santana do Cariri tem um papel importante nesse processo, e vamos continuar investindo e incentivando a produção cultural local”, destacou. O secretário de Cultura e Turismo do município, Ypisilon Félix, também celebrou a iniciativa: “Esse é um marco na política cultural da região. Com os recursos e o apoio técnico que chegam com esses programas, poderemos potencializar o trabalho dos nossos artistas e criadores, promovendo inclusão, geração de renda e fortalecimento das nossas tradições.”