Novo coordenador quer bancada federal unida a favor de demandas do Ceará em Brasília

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O novo coordenador da bancada do Ceará no Congresso Nacional, deputado federal Domingos Neto (PSD), quer o bloco unido para poder articular uma atuação em conjunto em busca de viabilizar em Brasília projetos importantes para o estado. O pessedista assume a função nesta terça-feira (26), durante uma reunião para a transição da coordenação de bancada, às 10h30, na sala da liderança do PSD na Câmara dos Deputados, na Capital federal.

Domingos quer estabelecer uma agenda semanal de mobilização entre deputados e senadores, independentemente de partido, junto ao governo federal para discutir ações para o Ceará. Segundo o parlamentar, quando uma bancada inteira se mantém unida, com representantes de diferentes partidos e regiões do estado, o “peso político” se torna maior. 

“Na minha coordenação, eu quero ter uma agenda onde a gente possa fazer movimentos de bancada. Certamente, quando chega em qualquer ministro, uma bancada com vários deputados, vários senadores, independente dos seus partidos, é uma pressão política muito forte. Então, acho que essa é a nossa principal meta, é tentar construir essa unidade da bancada, as questões que são importantes para o Estado do Ceará. O problema é o Ceará, então, neste momento, vamos todos nos unir para dar soluções”, afirmou Domingos.

A ideia é que a bancada se reúna semanalmente para discutir as pautas mais importantes para o estado e leve essas reivindicações aos Ministérios. “Por exemplo, vamos todos juntos no ministro dos Transportes para falar das BRs do Ceará, vamos todos juntos no ministro da Saúde para falar dos hospitais do Ceará, vamos todos juntos no ministro da Justiça para falar da segurança pública do Ceará, vamos todos juntos no ministro do Desenvolvimento Regional para falar do Dnocs, da Codevasf, das questões hídricas do Ceará, na educação, para falarmos com o Camilo (Santana)”. 

Junto com Domingos, foi eleito o deputado federal Luiz Gastão, também do PSD, para a função de coordenador-adjunto da bancada cearense. A dupla foi eleita em uma reunião da bancada federal ainda em 2024. A nova gestão tinha previsão de iniciar oficialmente em 1º de agosto, mas a transição se consolida, de fato, hoje. Domingos e Gastão substituem os deputados Moses Rodrigues (União) e Fernanda Pessoa (União), que atuaram como coordenador e coordenadora-adjunta da bancada, respectivamente, desde julho de 2024.

Deputado federal pelo quarto mandato, esta já é a terceira vez que Domingos Neto assume a função de coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional. Ele, assim como seu grupo político e o PSD, integra a base do governador Elmano de Freitas (PT) no Ceará.

PAPEL DA COORDENAÇÃO DE BANCADA

É tarefa do coordenador de uma bancada estadual no Congresso Nacional organizar, representar e coordenar as atividades desse grupo de parlamentares. Também pode apresentar emendas e destacar relatórios em processos orçamentários. Além disso, atua como um ponto focal para a bancada durante debates e negociações e é um intermediário entre a mesma bancada e a gestão estadual, garantindo que os objetivos do seu estado sejam atingidos.

A colaboração entre Governo do Estado e bancada federal é estratégica, sendo essencial para o andamento de projetos que dependam de apoio federal e/ou de uma quantia maior de recursos para se viabilizarem. Um exemplo foi quando em 2023 o governador Elmano negociou com deputados e senadores cearenses que R$ 180 milhões das emendas de bancada no orçamento da União seriam destinados à saúde do Ceará, em especial, para ajudar na implantação da rede de tratamento de câncer no estado.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)