
Com o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, teve início mais uma campanha nacional das Federação das APAEs (Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla).
A iniciativa propõe respeitar as diferenças e criar oportunidades para que as PcD (Pessoa com Defiência) desenvolvam seu potencial, conferindo protagonismo a elas, com base no princípio “Nada sobre nós, sem nós”. O lema da campanha enfatiza que a verdadeira inclusão ocorre quando as vozes dessas pessoas são ouvidas. Por isso como forma de despertar na população esses conhecimentos, uma caminhada percorrendo ruas e avenidas do Centro de Iguatu abriu oficialmente a programação na quarta-feira, 21, prosseguindo até a próxima semana, dia 28.
Em Iguatu, além da caminhada, outras ações contemplam a programação. Ontem sexta-feira, 22, foi realizada palestra com o tema: Escola e Família – Vamos falar de manejo de comportamento? A discussão é extremamente oportuna e desafiadora nos dias atuais. Encontro esse que aconteceu no auditório do SENAC. A data reforça o compromisso de conscientizar a população sobre o tema, incentivar políticas públicas de promoção da inclusão e combater o capacitismo que ainda persiste na sociedade brasileira. Celebrada desde 1963, a iniciativa mobiliza escolas, entidades e famílias de todo o país. Representantes da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Famílias Atípicas, de instituições, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, convidados e parceiros participaram desses momentos. “A gente estende esse convite para que as pessoas conheçam melhor os trabalhos das APAEs, para escutar um pouco a voz das pessoas com deficiência, para que a gente junto possa construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Na nossa programação envolvemos todos os atores sociais, famílias, amigos, parceiros, outras entidades, rede de apoio. Desde já convidados todos para conhecer e participar dessas ações. Temos gratidão por cada pessoa que ajuda nesse trabalho tão importante para essas mais de 400 pessoas que são atendidas pela APAE”, destacou Ieda Couras, diretora da instituição.

Estatística
Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 198,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais no país, 14,4 milhões (7,3%) declararam ter alguma deficiência. O percentual é maior entre as mulheres (8,3 milhões) do que entre os homens (6,1 milhões). Ainda de acordo com a pesquisa, no Brasil, cerca de 2% da população de dois anos ou mais declararam ter duas ou mais dificuldades funcionais.
O que é deficiência intelectual e múltipla?
Deficiência intelectual: refere-se a padrões intelectuais reduzidos, significativamente inferiores à média, e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas (sociais, acadêmicas e de comunicação, cuidados pessoais, segurança e autonomia).
Deficiência múltipla: é a associação, na mesma pessoa, de duas ou mais deficiências primárias (visual, auditiva, física, intelectual ou psicossocial), com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade de adaptação.
A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais: APAE Iguatu.
Jornal a Praça
