Estudantes da rede pública estadual dos municípios de Iguatu e Jucás conquistaram vagas das mais concorridas do país: a participação na fase final da 41ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), marcada para o dia 14 de setembro, em Campinas (SP).
O feito é ainda mais expressivo porque apenas 23 equipes de escolas públicas de todo o Brasil alcançaram a fase final – e somente a EEEP Lucas Emanuel levou duas equipes. Agora, as equipes se preparam intensamente para a prova final, com o objetivo de trazer medalhas e dar ainda mais visibilidade ao potencial dos alunos da rede pública do Ceará.
Da Escola Rita Matos Luna, em Jucás, a equipe formada por Saulo Souza, Samuel Souza e Izian de Melo se classificou para a etapa decisiva. Já da Escola Estadual de Educação Profissional Lucas Emanuel, em Iguatu, duas equipes garantiram presença: Luiz Felipe, Levi Maciel e Vinícius Gomes; além de Ismael Gomes, Wendy Ceza e Ismael Lino.
O professor de matemática de Iguatu, Maurício Nascimento, destacou o empenho dos alunos. “São jovens brilhantes, com resultados consistentes em diversas competições. O Vinícius, por exemplo, já acumula mais de 20 medalhas apenas neste ano de 2025. Isso mostra não só talento, mas comprometimento. Estamos muito orgulhosos e agora precisamos garantir que eles possam estar presentes na final”, afirmou.
De Jucás, o professor Kaio Avelino, incentivador do grupo, ressaltou a importância do trabalho coletivo entre as escolas. A ideia foi criar uma rede de apoio entre os alunos das instituições, estimulando o gosto pela matemática. Esse resultado não é apenas de uma escola, mas de toda a região, que se fortalece quando os estudantes acreditam no seu potencial”, disse.

Para os alunos, a conquista representa a realização de um sonho. O estudante Ismael Gomes descreveu a emoção de chegar à final. “Estou muito feliz de ter sido aprovado para a final da Olimpíada de Matemática da Unicamp. A matemática me levou à minha primeira viagem de avião e, melhor ainda, ao lado dos meus amigos. Resolver as questões foi pura diversão. Agradeço demais ao professor Maurício Macedo pelo apoio em cada etapa. Seria ótimo ver o estado do Ceará investindo mais em olimpíadas como ferramenta na educação, pois, tomando exemplo do nosso esforço, conseguimos colocar nossa escola entre as 29 melhores do estado. Só há poucos dias soubemos que apenas 23 equipes de escolas públicas do Brasil inteiro passaram para a final, e na nossa escola temos duas delas. Isso me enche de orgulho e mostra o potencial da nossa região’, disse Ismael.
As escolas fazem parte da Crede 16, que acompanha de perto o desempenho dos alunos. A coordenadora Erenice Santos afirmou que já existe mobilização para viabilizar a viagem a Campinas. “Estamos articulando, junto à Secretaria da Educação do Estado, meios para que os estudantes possam ter apoio logístico e financeiro para representar nossa região na final da Olimpíada. Eles já são vencedores, mas precisamos garantir que tenham condições de competir”, destacou.
jornal a Praça
