Entidades empresariais e sindicais esperam pacote de medidas do Governo Federal para mitigar efeitos do tarifaço

Blog do  Amaury Alencar
0


 Cresce a expectativa, entre lideranças empresariais e sindicais, para o anúncio do pacote de medidas que o governo federal deve divulgar nas próximas horas com o objetivo de mitigar os efeitos do tarifaço norte-americano.


A sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos entra em vigor nesta quarta-feira, dia 6, e já provoca forte apreensão nos setores produtivos, que temem retração nas vendas, perda de mercados e demissões.


O impacto é sentido especialmente em segmentos como têxtil, calçadista, pescado, metalurgia, frutas e alimentos processados — áreas que têm forte presença de micro, pequenas e médias empresas. A expectativa é que o pacote inclua medidas fiscais, linhas especiais de crédito, incentivos à diversificação de mercados e apoio à manutenção de empregos.


Sindicatos e confederações empresariais alertam para os riscos de paralisações e fechamento de unidades produtivas caso o governo não atue com rapidez e firmeza. A situação exige articulação entre ministérios, bancos públicos e o setor privado para enfrentar o cenário adverso e preservar a competitividade da indústria nacional.


A mobilização é nacional, mas tem reflexos diretos em estados como o Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco, que mantêm forte relação comercial com os EUA. No Ceará, deputados estaduais aprovaram um manifesto de repúdio ao tarifaço e, ao mesmo tempo, de defesa da economia. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)